×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Casa Godinho: a mercearia com mais de 100 anos de história

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

casa godinho

A Casa Godinho foi fundada em 1888 por um imigrante português chamado José Maria Godinho. Até 1924, funcionou na Praça da Sé, até ser transferida para a rua Libero Badaró, 340. Desde então, funciona até hoje no endereço. O empório foi criado há mais de um século e é um remanescente do comércio paulistano à moda antiga e com características únicas.

Em 2013, a Casa Godinho foi declarada patrimônio cultural imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) e estamos orgulhosos por sermos o primeiro estabelecimento comercial a receber esse título em São Paulo.

Segundo o espaço conta, era lá onde grandes nomes da história, como Assis Chateubriant, Adhemar de Barros e Jânio Quadros, entre tantos outros, abasteciam suas casas.

casa godinho 2
@Reprodução/Google Maps

O tempo passou, mas a Casa Godinho se manteve como nos velhos tempos. Tudo continua lá: a balança de prata que pesa frutas secas e frios, o piso de ladrilho hidráulico e as prateleiras de imbuia do século 19, responsáveis pelo suave cheiro de madeira. Os produtos ainda são embrulhados em papel e os temperos são vendidos a granel, reforçando ainda mais o clima de mercearia de antigamente.

De fato, entrar na Casa Godinho é como uma viagem no tempo. Os clientes são remetidos ao passado e o atendimento cordial no balcão é sempre igual. Se você nunca visitou a mercearia, vale a pena conhecer o espaço. E não se esqueça de provar a empada, que já foi eleita a melhor da cidade pela revista Veja São Paulo.

casa godinho empada
@Mercearia Casa Godinho
Comer e Beber Guias Secretos