×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Ponte estaiada, um dos cartões postais mais belos de São Paulo

By Giulia Trecco

Ponte estaiada

Localizada na zona sul, construção aparece ao fundo durante alguns telejornais locais.

Se você costuma assistir aos telejornais “Bom Dia São Paulo” e “SPTV”, da Rede Globo, com certeza está familiarizado com a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, que há anos aparece ao fundo durante o desenrolar dos notíciários.

+ Já pensou em usar acessórios inspirados em marcos arquitetônicos de São Paulo?

Um dos cartões postais mais novos de São Paulo, a ponte começou a ser construída em 2005, sendo inaugurada em maio de 2008. Inicialmente, previu-se que a obra custaria cerca de R$ 184 milhões, mas os gastos chegaram a R$ 233 milhões.

Com 1.600 metros de extensão, a estrutura é formada por duas pistas suspensas que ligam a Avenida Jornalista Roberto Marinho à via sentido Interlagos da Marginal Pinheiros. Seu mastro em “xis” tem 138 metros de altura, de onde saem os 144 cabos de sustentação. Além disso, a estrutura inteira foi reforçada para aguentar ventos de até 200 quilômetros por hora.

Homenagem

A construção recebeu o nome de Octavio Frias de Oliveira, jornalista e empresário que comandou o Grupo Folha durante anos. No entanto, ele morreu em 2007, aos 94 anos, pouco mais de um ano antes da inauguração da ponte estaiada.

Publicidade

Iluminação

Parte da beleza da ponte estaiada se dá pelo jogo de luzes que a ilumina. Em 2017, a Prefeitura instalou 114 projetores de LED na parte de cima da estrutura e trocou o cabeamento das 15 lâmpadas da parte inferior.

Quando ligadas, as luzes podem assumir até 16 mil cores diferentes. 

Onde: Avenida Jornalista Roberto Marinho, 6807 – Cidade Monções

+ 50 tons de São Paulo: 12 fotos da cidade em preto e branco

Tags: história