Que os brasileiros amam picanha não é nenhum segredo, mas, ao que parece, os estrangeiros também são apaixonados pela carne. Pelo menos é isso que a premiação de melhores pratos do mundo, do guia gastronômico Taste Atlas, confirma.
Nos últimos dias, o ranking anual foi divulgado e, dentre 100 pratos dos quatro cantos do mundo, o corte queridinho dos churrasqueiros conquistou o 1º lugar.
Melhores pratos do mundo
A picanha recebeu 4,8 de cinco estrelas, garantindo a primeira colocação. A seguir, estão o Roti Canai, pão folhado da Malásia; e do Phat Kaphrao, prato tailandês que combina carne com frutos do mar.
Além da picanha, outros pratos brasileiros aparecem na lista das melhores comidas do mundo. Sendo eles:
- vatapá, 16ª posição;
- escondidinho, 58ª posição;
- tutu de feijão, 93ª posição.
Picanha: paixão nacional e internacional
De acordo com o guia,
Picanha é um corte fresco de carne bovina especialmente popular e altamente valorizado no Brasil. Nos EUA, é chamado de sirloin cap e, no Reino Unido, é conhecido como alcatra. A picanha fica situada na parte de trás do animal, acima do glúteo, onde fica apoiada em um gorro grosso.
É usado principalmente para churrasco – a carne é primeiro grelhada e depois cortada no espeto. Este corte contém pouquíssima gordura na carne, por isso deve ser cozido perfeitamente para não endurecer. No Brasil todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias trazem picanha em seu cardápio.
O nome picanha é derivado da palavra picana, referindo-se aos “varas dos vaqueiros” usado para pastoreio de gado em Portugal e Espanha. A técnica foi trazida para o Brasil onde a palavra picanha era usada para se referir à parte da vaca que era cutucada pelos fazendeiros com a vara.”