Nesta quinta, dia 02 de março, a Japan House São Paulo apresenta a exposição ‘Retrospectiva: 6 anos de Japan House São Paulo’. O local escolhido para celebrar e receber a mostra foi o Pavilhão Japonês, localizado dentro do Parque Ibirapuera.
A exposição apresenta a história da Japan House desde a sua chegada à capital paulista em 2017. Até o dia 23 de abril, o público pode aproveitar o passeio para conhecer esse reduto japonês no meio da cidade. Os ingressos custam a partir de R$ 7 e, às quintas, a entrada é gratuita.
Retrospectiva: 6 anos de Japan House São Paulo
Por meio de fotos e textos, ‘Retrospectiva: 6 anos de Japan House São Paulo’ relembra as 39 exposições que passaram pela instituição nipônica ao longo desses seis anos. Mas não só. Também se destacam atividades envolvendo diferentes perspectivas artísticas, tecnológicas, educacionais, gastronômicas, entre outras.
Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, comenta:
Estamos muito felizes com a parceria institucional com o Bunkyo e esta importante ação no Pavilhão Japonês, um lugar lindo e privilegiado em nossa cidade. Com esta exposição oferecemos a milhares de pessoas novas oportunidades de contato com a cultura japonesa e reforçamos nossos laços com diferentes pontos geográficos e comunidades da cidade, além da Liberdade ou da Avenida Paulista.”
Desde sua inauguração, a Japan House já recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes.
Dentre as mostras inesquecíveis que serão relembradas na exposição no Pavilhão Japonês estão:
- ‘Kengo Kuma – Eterno Efêmero’, sobre o trabalho do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma;
- ‘O fabuloso universo de Tomo Koizumi’, com as vestidos icônicos do designer de moda Tomo Koizumi;
- ‘Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto’, exposição individual inédita da artista visual Yuko Mohri;
- ‘Equilíbrio’, instalação que trouxe uma representação do ciclo da água utilizando balões de acabamento holográfico de maneira lúdica;
- ‘[ím]pares’, que ressaltou o senso estético japonês por meio do trabalho de cinco designers de joias.
Além disso, o público também confere um panorama do que aconteceu na instituição nesse tempo. Por exemplo, Clube de Leitura, Ciclo de Mangá, Podcast JHSP, Caminhos Brasil Japão, entre outras iniciativas.