Depois do sucesso em outros estados, a exposição “Marc Chagall: Sonho de Amor” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo. 191 obras do artista plástico franco-russo estão expostas pelos quatro andares da instituição até 22 de maio.
As visitas são gratuitas e acontecem todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças.
Quem foi Marc Chagall
Marc Chagall nasceu em uma comunidade judaica na Rússia, em 1887. Durante seus 97 anos, viveu a Revolução Russa e a 1ª e 2ª Guerras Mundiais; assistiu à criação e consolidação do Estado de Israel; e se tornou reconhecido como um dos nomes mais importantes da arte moderna.
O artista marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores. Desta forma, criou um universo único em suas pinturas – fazendo delas verdadeiras obras poéticas.
Em um de seus versos, Marc Chagall afirma: “Nas artes, como na vida, tudo é possível desde que se baseie no amor”.
Não à toa, a mostra apresenta alguns de seus poemas e conta a sua trajetória pautada pelo amor que tinha pela vida e às artes.
A exposição
Logo no térreo, dois tecidos coloridos flutuam no ar, alcançando até os andares mais altos em uma dança hipnótica.
A instalação “Air Fountain”, de Daniel Wurtzel, dialoga com a exposição. Afinal, os tecidos da obra de Wurtzel parecem simbolizar o “perfume e a rosa” do poema Seul est Mien, escrito por Chagall:
Houve um tempo em que eu tinha duas cabeças
Tempo em que esses dois rostos
Se cobriam de um orvalho amoroso,
Entrelaçados como o perfume e a rosa.”
Nas salas expositivas, o percurso apresenta uma seleção de obras nas quais emergem os temas: origens e tradições russas; o amor e o exílio na representação do mundo sagrado; o lirismo e a poesia, reencontrados em seu retorno à França; e o amor transcendente, uma ode ao sentimento de estar apaixonado, presente na figura dos enamorados que flutuam nas telas ou estão imersos entre ramos de flores.
Performances durante a exposição
Ainda durante a mostra, o público poderá acompanhar performances de dança, intervenção cênico-musical e debates.
Sábado, dia 18 de fevereiro
Às 11h e às 17h, a bailarina Jacqueline Gimenes apresenta uma performance de dança na obra “Air Fountain”.
Em união com a instalação, a artista busca trazer a sutileza de uma visão abstrata do amor. Para isso, Jacqueline se mistura aos tecidos de material muito leve e translúcido, que flutuam e interagem.
Sábado e domingo, dias 25 e 26 de fevereiro
Em três horários, às 10h30, 14h30 e 18h30, a dupla Vanessa Valente e Marcel de Oliveira apresenta uma performance cênico-musical. As personagens Bella Rosenfeld e o Violinista interpretam trechos de poemas e citações de Marc Chagall.