×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Pastel da Maria: o pastel mais famoso de São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

Pastel da Maria

O Pastel da Maria é o nome da famosa barraquinha de feira paulistana. E a fama não veio apenas dos prêmios de “melhor pastel pastel de São Paulo” em 2009 e 2011, mas também da qualidade já conhecida nas décadas de história. Tanto é verdade que hoje, além das feiras de rua, a barraca conta com oito lojas pela capital.

Em entrevista à Folha de São Paulo, japonesa Kuniko Yonaha, que hoje todos conhecem pelo nome de Maria, contou que a “escolheu quando começou sua barraca de pastel, já que achavam estranho chamá-la de Kuniko”.

A história

Kuniko Yonaha veio para o Brasil em 1963, aos 11 anos. Já aos 14 ajudava os pais com a barraca de pastel de feira. Segundo conta no site da marca, sua rotina da época: voltava da feira, fazia os recheios dos pastéis e a massa até às oito da noite. Acordava de madrugada para montar os pasteis. Quando terminava, já estava na hora de ir de novo para feira.

Aprendeu muito e montou sua própria barraca de pastéis, “Pastel da Maria”. Em 2009, quando ganhou o primeiro prêmio, no concurso realizado pela prefeitura, o negócio se expandiu rapidamente. Na altura, a barraca ganhou cozinha, escritório, fábrica e lojas pela cidade.

Mas o mais importante é que uma coisa não mudou, o sabor da sua receita tradicional de pastel de carne. O pastel da Maria é crocante e leva patinho, alho, cebola, tomate, salsinha, azeite, gengibre e azeitona. E o sabor é incomparável!

Se você ainda não conhece, pode experimentar nas seguintes feiras de rua da cidade:

  • Terças, quintas e sextas, na Praça Charles Miller – Pacaembu;
  • Quartas, na Rua Capitão Manuel Novais – Santana;
  • Quartas, na Rua Cayowaá – Sumaré;
  • Sábados, na Alameda Subtenente Francisco Hierro – no Parque Novo Mundo e
  • Domingos, na Rua dos Trilhos – Mooca.

E se preferir, também pode experimentar nas lojas físicas.

Onde: R. Fradique Coutinho, 580 – Pinheiros
Rua Valdemar Martins, 204 – Casa Verde

Comer e Beber