×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Gastronomia O Que Fazer

Já visitou a Cepam? Padaria gigantesca na ZL oferece de tudo e mais um pouco

By Giulia Trecco

Cepam SP

Conhecido extraoficialmente como “a maior padaria da América Latina”, negócio foi aberto por amigos em 1968.

Quem frequenta os bairros de Vila Prudente, Vila Zelina e arredores com certeza já ouviu falar da famosa esquina que abriga a padaria queridinha da região. Bem ali, na ponta que une a Ibitirama à Rua dos Ciclames, está a gigantesca Cepam.

O estabelecimento é apontado por alguns moradores da região como “a maior padaria da América Latina”. Embora a alcunha tenha caráter extraoficial, não podemos negar a imensidão dos 2.500m² de área dos quais o negócio dispõe.

+ 5 padarias que estão entre as melhores da cidade

Entre amigos

A padaria tem origem que data de 1968, quando quatro amigos fundaram uma lojinha de 60m² na Vila Prudente. O nome é emprestado do Colégio Estadual Professos Américo de Moura, ou CEPAM, no qual o quarteto havia estudado.

Padaria, confeitaria, restaurante, pizzaria e mini-mercado

Com o passar dos anos, a padaria foi se expandindo naturalmente e tomando rumos para além da panificação. Hoje, por exemplo, além de conseguir facilmente um misto quente e um café com leite no balcão, há a possibilidade de pedir uma pizza de quatro queijos para dividir com a família ou um prato de bife acebolado com arroz, feijão e batatas fritas. As possibilidades são imensas.

Ao todo, são cerca de 5 mil itens disponíveis para o consumidor. Logo na entrada, uma espécie de mercado vende itens diversos, incluindo sorvetes, queijos e itens de charcutaria. Mais à frente, o balcão dispõe de uma infinidade de pães, doces, salgados e tortas.

O freguês também podia desfrutar do famoso bufê de café da manhã por quilo. A opção, por ora, está desativada em cumprimento às regras sanitárias instauradas por causa da pandemia de Covid-19.

Publicidade

+ 6 das padarias mais antigas de São Paulo

Sabe aquele cheirinho de panetone? Vem da Cepam!

Além de fazer tudo isso que listamos acima, a Cepam ainda é responsável pela produção dos produtos Village. Quem passa pelo bairro nos meses de novembro e dezembro com certeza sente o cheiro característico de panetone no forno. Também, em épocas de Páscoa, o aroma do chocolate usado na fabricação dos tradicionais ovos toma o bairro.

Outros produtos da Village – como pães de mel, crocantes de chocolate e a maravilhosa pipoca caramelizada – são vendidos no mercado da Cepam.

Comodidade

A padaria dispõe de quatro estacionamentos próprios e totalmente gratuitos para acomodar os veículos da clientela. Lá dentro, são mais de 500 assentos dispostos entre balcão e salão com mesas. Com certeza vale a visita!

Onde: Rua Ibitirama, 1409 – Vila Prudente

+ “Me vê um pão na chapa e um pingado, por favor!”

Foto de capa: Reprodução/Google Maps