A nova edição da ‘Ocupação Itaú Cultural’ presta uma merecida homenagem ao não-arquiteto João Artacho Jurado. O visionário empresário revolucionou a concepção de moradia em São Paulo na década de 1950, trazendo cor, adornos e inovação aos cinzentos cenários urbanos.
Então, aproveite até 15 de setembro para explorar e se encantar com a ousadia de um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. Os ingressos são gratuitos e as visitas acontecem de terça a sábado, das 11h às 20h; e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.
O homem que transformou o morar em SP
João Artacho Jurado, filho de imigrantes espanhóis, começou sua carreira na década de 1920 como letrista de cartazes e estandes para feiras industriais.
Porém, sua vida mudou quando decidiu apostar no ramo da construção civil e fundou a Construtora Anhanguera, em 1946.
Na década a seguir, Jurado deixou seu nome marcado na história da arquitetura. Mesmo sem nunca se graduar formalmente, através da Construtora Monções, Jurado realizou suas obras mais emblemáticas e icônicas de São Paulo.
Seus prédios são conhecidos pela riqueza cromática e pelos detalhes ornamentais que transformam a experiência de morar em algo mais próximo de um clube ou parque. Afinal, ao misturar sociabilidade e lazer em seus projetos arquitetônicos, buscava romper as barreiras entre o lar e a cidade.
Foi essa ousadia estética e funcional que transformou Artacho Jurado um dos “arquitetos” mais admirados e desejados de São Paulo.
Detalhes da Ocupação Artacho Jurado
A exposição apresenta um percurso detalhado pela vida e obra do não-arquiteto. Através de fotografias, documentos, desenhos, maquetes e vídeos, os visitantes poderão mergulhar na mente criativa de Jurado. Desta forma, poderão entender a profundidade de sua influência no cenário urbano paulistano.
Então, aproveite a oportunidade imperdível para admirar a genialidade de um artista que acreditou em sua verdade estética e construtiva, deixando um legado colorido e inovador para as futuras gerações.