Se a ideia é praticar ecoturismo de forma autêntica, Jaguariaíva, no interior do Paraná, é o destino ideal. Localizado na divisa com São Paulo, a cerca de cinco horas da capital paulista, o município guarda trilhas e cachoeiras em um cenário tranquilo, longe das multidões dos roteiros convencionais.
Ainda pouco frequentada pelo público paulista, Jaguariaíva oferece experiências únicas para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Lá o visitante encontra cânions, parques naturais e diversas opções de aventura, tudo isso em meio ao clima pacato do interior.

Explore um dos maiores cânions do mundo
O Parque Municipal Lago Azul está a pontos quilômetros do centro da cidade e não pode faltar no seu roteiro. Afinal, lá estão três das principais cachoeiras da região, incluindo a famosa Véu de Noiva. É o local perfeito para nadar, fazer trilhas, tirar belas fotos e relaxar em meio à natureza.
Da mesma forma, o Parque Estadual do Cerrado e o Parque Estadual do Vale do Codó oferecem trilhas, cachoeiras e mirantes perfeitos para contemplar a paisagem preservada. Para os mais aventureiros, o roteiro pode incluir passeios de 4×4, esportes radicais e banhos de rio.
Mas o grande destaque é o Cânion do Rio Jaguariaíva, cujas paredes de arenito chegam a impressionantes 80 metros de altura. Considerado o oitavo maior cânion do mundo em extensão, é o cenário ideal para práticas como rafting e canoagem.

O que mais fazer em Jaguariaíva?
Além das belezas naturais, Jaguariaíva preserva atrações históricas. O Museu Conde Francesco Matarazzo, por exemplo, narra como o município cresceu graças às Indústrias Matarazzo — que também contribuiram para o progresso de São Paulo, aliás. Já o Memorial Ferroviário apresenta a história da cidade a partir dos trilhos que atravessam a região.
Por fim, o Santuário Santa do Paredão une fé e natureza em meio à Área de Preservação Ambiental da Escarpa Devoniana. O local recebe romarias desde a época dos tropeiros e celebra, há mais de três décadas, missas para comunidade católica.
