Quem disse que é preciso ir muito longe para conhecer coisas legais no estado? Desde 1998, Ribeirão Pires é reconhecida como Estância Turística e é a única da Região Metropolitana de São Paulo com esse título. Então, se você estava procurando um passeio bate e volta, que tal se aventurar por lá?
O charmoso município conta com toda a infraestrutura para receber os turistas, além de atrações únicas, como a maior torre japonesa de SP! Então, agora é só cair na estrada e conhecer este destino.
O que fazer em Ribeirão Pires?
Na natureza:
Ribeirão Pires encanta pela quantidade de atrações ao ar livre. Por lá, você pode curtir tudo o que a Represa Billings tem a oferecer, como pesca e prática de esportes náuticos; e a Pedra do Elefante, que é o ponto mais alto da cidade e tem uma vista de tirar o fôlego.
Além disso, os parques municipais Milton Marinho de Moraes e Pérola da Serra contemplam seus visitantes com áreas verdes que abrigam a fauna local da Mata Atlântica. Assim, ambos são locais perfeitos para passear em família e aproveitar um momento de descanso.
A Torre de Miroku é a maior torre japonesa de São Paulo. Para chegar lá, é preciso realizar um passeio de 10 minutos na represa em um barco muito charmoso. Além da atração principal, ainda é possível conferir os jardins, estátuas e lago com carpas.
Na cidade (e arredores):
Outro ponto turístico que faz muito sucesso em Ribeirão Pires é a Capela de Nossa Senhora do Pilar. A construção histórica, considerada uma das mais antigas da cidade, é datada de 1714 e recebe muitos religiosos. Para completar o passeio entre as edificações da região, passe pelo Castelo de Robson Miguel, uma atração cultural que te transporta para o período medieval.
Já se você deseja provar quitutes de dar água na boca, a Vila do Doce é o destino ideal! O centro comercial reúne chalés com opções gastronômicas e artesanato, e também recebe o tradicional Festival do Chocolate, realizado entre julho e agosto.