×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

O Dia Seguinte: exposição interativa no Museu Catavento debate as mudanças climáticas

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

o dia seguinte exposição catavento

Mostra gratuita fica em cartaz até 14 de novembro.

A exposição gratuita “O Dia Seguinte” tem como foco a conscientização acerca da crise climática a partir dos centros urbanos. Em cartaz no jardim do Museu Catavento até 14 de novembro, a mostra traz espaços lúdicos e sensoriais para o público experienciar os efeitos das mudanças climáticas e suas consequências nas cidades.

+ Exposição online do Catavento apresenta as ‘Paisagens do Universo’

Como explicado na reportagem da Agência Brasil, a exposição parte da ideia de qual cidade queremos no futuro. Para isso, são apresentados modelos de desenvolvimento com bons e maus impactos para o clima, a partir de temas como infraestrutura, paz e segurança, saúde, igualdade de gênero, justiça climática, direitos humanos, segurança alimentar e energia.

Projeções, pisos de led, telas interativas, animações, jogos e experiências empíricas são os recursos utilizados para provocar uma reflexão sobre como as cidades podem ajudar a construir um futuro sustentável. A mostra destaca, por exemplo, que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os centros urbanos ocupam apenas 3% da superfície do planeta, mas consomem 70% de toda a energia gerada no mundo.

No decorrer da visita, cada ambiente é pensado de forma a trazer a reflexão de cada um. Por isso, logo no começo há uma grande escultura do globo terrestre feita por resíduos domésticos que chama a atenção para o impacto do consumo diário da sociedade.

Publicidade

A seguir, o público é convidado a refletir como a desigualdade social nas cidades faz com que os impactos climáticos sejam sentidos em maior nível por populações economicamente vulneráveis. Em uma sala escura, alvéolos de LED nas paredes e no teto projetam eventos climáticos extremos reais pelo mundo promovendo uma experiência imersiva, complementada com uma intensa experiência sensorial de chuvas, fumaças e ventos.

Com animações em 2D e 3D projetadas em paredes, no piso e em um globo terrestre, a exposição apresenta também a história da Humanidade, desde a Pangeia, passando pelos dinossauros, História Antiga, até chegar na Revolução Industrial, momento em que começam a surgir as grandes cidades e os impactos em decorrência delas.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 09h às 17h. Lembrando que as visitas acontecem apenas com agendamento prévio apenas por telefone: (11) 3246-4067 | 4140 | 4167.

Onde: Avenida  Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II

+ 53 rolês de graça (ou quase) para fazer em São Paulo

O Que Fazer