×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Bem-estar & Natureza Cultura O Que Fazer

Os números de SP: mais de 11 milhões de pessoas vivem na cidade

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

sesc paulista

São Paulo é uma cidade de grandes números. Só a população da cidade, por exemplo, é maior que a de Portugal. 

Com esses fatos fica fácil ter uma noção da grandeza da maior metrópole da América Latina. Os seus 1.521 km de extensão são preenchidos não só com residências e empresas, mas também parques e opções de lazer e compras. A cidade concentra cerca de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil e é responsável por mais de 10% do PIB do país. 

Listamos alguns dos números que surpreendem sobre a cidade: 

Cultura e lazer por todos os lados

A cidade tem mais de 110 museus, com exposições e instalações para todos os públicos. E não é só de museu que vive a cultura paulistana, a cidade tem mais de 160 teatros, casas de show, 115 espaços culturais e 11 estádios de futebol. É arte, cultura, esporte e lazer para todos os gostos. 

MASP. Foto: WikiCommons
Selva de pedra, sim, mas também tem verde

Pode parecer difícil de acreditar, mas em meio a tantos prédios e grandes avenidas, é possível encontrar refúgio na natureza. São Paulo tem 109 parques e áreas verdes. A apenas 10 km do centro da cidade é possível ver de perto uma parte da Mata Atlântica, na Serra da Cantareira. 

Capital gastronômica do país

Se tem uma coisa que os paulistanos sabem fazer é comer bem e variado. Não por acaso a cidade é conhecida pelo turismo gastronômico. São 20 mil restaurantes com pratos do Brasil e do mundo, além de 30 mil bares.

Pão na chapa nosso de cada dia

Para alimentar a quantidade de paulistanos que saem para trabalhar todos os dias são produzidos somente na capital mais de 10 milhões de pãezinhos por dia.

Foto: Pinterest
A tradição da pizza

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas no mundo, ficando atrás apenas de Nova York. São cerca de 600 mil de pizzas todos os dias.

Publicidade

Capital mundial dos helicópteros

São Paulo é considerada a capital mundial dos helicópteros, com mais de 410 espalhados pelo céu da cidade. Para essas pessoas, trânsito não é um problema! 

Maior shopping da América Latina

O Centro Comercial Aricanduva, localizado na Zona Leste de São Paulo, ocupa uma área de 1 milhão de metros quadrados e mais de 500 lojas. 

Foto: Divulgação/Centro Comercial Aricanduva
Lar dos estrangeiros

Mais de 100 mil dos moradores da cidade são estrangeiros. São Paulo é conhecida como a maior comunidade de japoneses, libaneses e italianos fora de suas pátrias. Portugal e Bolívia são os dois países com mais moradores em São Paulo. 

Maior cemitério da América Latina

Outro grande número da ZL é o Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina. Segundo dados da prefeitura, mais de 1,5 milhão de pessoas estão enterradas no cemitério municipal, que foi inaugurado em 1949. 

Foto de capa: laboutrafrequencia