Parece até história de filme, mas é verdade. Um navio “fantasma” com mais de 100 anos ressurgiu no litoral de São Paulo, despertando a curiosidade dos banhistas. A embarcação, que naufragou em águas paulistas em 1895, passou décadas debaixo d’água e desponta na areia de tempos em tempos, na baixa da maré.
Atualmente, o náufrago se tornou uma espécie de museu a céu aberto em plena Praia do Embaré, em Santos. Se você está pensando em dar aquela escapulida para o litoral, portanto, que tal ver de perto essa embarcação centenária?
Destroços do “navio fantasma” foram descobertos em 2017
Por mais de 100 anos, o náufrago passou despercebido pelos santistas. Foi apenas em 2017 que, durante uma maré baixa, funcionários de limpeza notaram destroços de ferro e madeira despontando na areia, e especialistas foram ao local para averiguar.
Após análises, constatou-se que as ruínas faziam parte do casco de um barco que encalhou na orla de Santos. Na época, o prático com maior experiência na área do Brasil, Fabio Mello Fontes, afirmou para o G1 que ferro e madeira não eram utilizados em embarcações desde 130, portanto, o náufrago devia ser centenário.
De fato, mais tarde arqueólogos e historiados descobriram que se tratava do veleiro inglês Kestrel, que havia encalhado em Santos em 1895. Após sofrer grandes danos em uma tempestade, ele encalhou e não pôde ser retirado da areia, de forma que a companhia responsável por ele decidiu desmontá-lo.
Ruínas da embarcação são atração na orla santista
Parte do casco do Kestrel permaneceu na areia, escondido durante anos. Após a descoberta, em 2017, o Ministério Público solicitou a retirada dos destroços da Praia do Embaré.
O objetivo era que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pudesse estudá-las, mas o deslocamento causaria sérios danos ao material. Assim, o órgão público concordou em mantê-lo na areia.
Após sinalização do local, para a segurança dos banhistas, o “navio fantasma” de Santos se transformou em um ponto turístico de Santos.
Uma placa comemorativa explica a história do Kestrel em português e inglês, e visitantes podem ainda escanear um QR code para ver o navio por meio de realidade aumentada. O “navio fantasma” de Santos está na Praia do Embaré, próximo ao Canal 5. Não deixe de visitá-lo em sua próxima visita ao litoral!