Todo ano, 25 de junho é reservado para comemorar o Dia do Imigrante, data que tem um significado especialíssimo para São Paulo. Afinal, o que seria da cidade mais cosmopolita do Brasil sem os diferentes povos que contribuíram para sua edificação nos últimos séculos?
Tamanha importância fez com que o Estado sentisse a necessidade de se ter um espaço para contar, recontar e entender o processo imigratório que formou a São Paulo que conhecemos hoje. Foi assim que, em 1993, inaugurou-se o Museu da Imigração!
Neste ano, para celebrar seus 31 anos de existência, o espaço terá uma programação especial. Isso porque no dia 25 a entrada será gratuita, e o público poderá participar de um bate-papo online com a equipe do MI.
Além disso, a nova edição do Festival VIVA! (que celebra culturas presentes no Museu) ocorre no fim de semana e traz uma festa dedicada à cultura japonesa. Confira:
Celebre os 31 anos do Museu da Imigração!
Entrada gratuita
Geralmente, os ingressos para o MI custam a partir de R$ 8. No entanto, como já citamos, na terça dia 25 você poderá conferir todo o seu acervo de graça.
Atualmente, estão disponíveis três exposições. Primeiramente ‘Migrar: experiências, memórias e identidades’, de longa duração, que remonta à história dos fenômenos migratórios, e como eles são algo permanente na história da Humanidade. Em seguida temos ‘Mova-se! Clima e deslocamentos’, que analisa as mudanças climáticas e sua influência nos deslocamentos ao redor do mundo; além de ‘Pertencimentos transnacionais: danças e ritmos do oeste da África’, que discute a mobilidade e o pertencimento a partir da música desta região africana.
Foto: Reprodução/Museu da Imigração
Ademais, no dia 25 às 11h haverá um bate-papo virtual com a equipe do Museu da Imigração, que contará ao público a história do museu, os desafios que ele enfrenta e as conquistas que já alcançou. A participação é gratuita, bastando entrar neste link.
Festival VIVA! no Museu da Imigração
Neste fim de semana, dias 29 e 30, o MI traz mais uma edição do VIVA! Japão, em homenagem à cultura nipônica. Nestes dois dias, o museu trará atrações de danças e músicas típicas, oficinas de arte e artesanato. Assim como gastronomia e muitas outras atrações culturais!
O festival será no sábado das 12h às 17h, e domingo das 12h às 17h30. Confira a programação completa pelo site do Museu.