Nas últimas semanas, o Brasil inteiro têm se mobilizado para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que já deixou mais de cem mortos e milhares de desalojados. Em meio a este cenário, o Museu da Imigração inaugura a exposição ‘Mova-se! Clima e deslocamentos’, que discute as mudanças climáticas e suas consequências no deslocamento da população.
A exposição está em cartaz na rua Visconde de Parnaíba, 1316, na Mooca. Os ingressos custam a partir de R$ 8 e estão disponíveis pela plataforma Sympla. Confira:
‘Mova-se! Clima e deslocamentos’ traz relatos e objetos para abordar narrativas
Realizada em conjunto com a ONU Brasil, o objetivo da mostra é conscientizar o público sobre como desastres ambientais e outras mudanças climáticas afetam os processos de migração.
Dentre as consequências do clima, temos evacuação preventiva e realocação de populações inteiras, ou mesmo fuga diante de eventos repentinos, como vemos acontecer nos últimos tempos diante dos desastres no Rio Grande do Sul. Além disso, migrações graduais também ocorrem em cenários mais lentos, mas igualmente críticos, como a seca.
Frente a uma problemática tão complexa, a mostra decidiu abordar as estratégias atuais para lidar com o colapso climático. Para isso, sua organização contou com o apoio de pessoas e organizações que se mobilizam acerca desse tema, pensando novas soluções para mitigar seu impacto na sociedade. Como resultado, ‘Mova-se! Clima e deslocamentos’ reune depoimentos, objetos e até mesmo realidade virtual para criar narrativas que ilustrem essa relação.
A exposição ficará em cartaz até 25 de janeiro de 2025, na sala de exposições temporárias. A visitação ocorre de terça a sábado das 9h às 18h, e domingo das 10h às 18h. A entrada é gratuita aos sábados, e todos os dias para crianças de até 7 anos. Há acessibilidade no local.