Os amantes da arte já podem se preparar para um 2025 inesquecível, pois o cartão-postal de São Paulo acaba de divulgar que os pintores impressionistas Monet e Renoir serão temas de duas exposições no MASP. Então, além de curtir o novo edifício que integra o museu, você também vai poder ver de pertinho obras dos artistas mais célebres do mundo.
Desde 2026, a instituição seleciona um tema que guiará as mostras expostas ao longo do ano. Em 2024, vimos o mote ‘Histórias da diversidade LGBTQIA+’ apresentar trabalhos de artistas como Francis Bacon, Leonilson e Mário de Andrade. Para o novo ano que se inicia, o tema central será ‘Histórias da Ecologia’.
Monet e Renoir no MASP:
Pierre-Auguste Renoir
Prevista para inaugurar no dia 28 de março, esta exposição apresenta obras do pintor impressionista Renoir. O francês é conhecido por retratar cenas alegres e cotidianas do século XIX e deixou um legado com mais de mil obras.
Seu estilo é caracterizado pelas fortes pinceladas e imagens harmônicas e agradáveis. A mostra fica exposta até o dia 03 de agosto no Edifício Pietro Maria Bardi, o novo espaço do museu.
A ecologia de Monet
Além de Renoir, Oscar-Claude Monet também marcará presença no MASP em 2025. Sua exposição entra em cartaz no dia 16 de maio, no Edifício Lino Bo Bardi, e apresenta um recorte voltado para a ligação do pintor impressionista com a ecologia.
Monet se tornou um dos principais representantes de seu movimento artístico por retratar a natureza e a interação da luz com o ambiente. Entre as principais obras do pintor estão: ‘Impressão, nascer do sol’, ‘Mulher com Sombrinha’ e ‘A Lagoa de lirios d’agua’. ‘A ecologia de Monet’ encerra no dia 24 de agosto.