Está em cartaz a exposição ‘Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais‘, que faz um panorama sobre uma das representações artísticas da Zona da Mata de Pernambuco, o Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto. A tradição, que é Patrimônio Cultural Brasileiro, ganha espaço na mostra por meio de vídeos, documentos, fotografias, peças de artesanato e mais.
A mostra fica disponível até 09 de junho no Centro Cultural FIESP (Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista). A visitação ocorre de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita. Confira!
‘Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais’
O maracatu rural (ou de baque solto) surgiu no interior de Pernambuco, na Zona da Mata, no início do século 20. Ele se forma a partir da festa dos caboclos, tendo como protagonista o caboclo da lança, que usa fantasias exuberantes e chapéus coloridos. Além dele, caboclos de pena, baianas, rei, rainha e as damas do buquê.
No cortejo do maracatu rural conta com instrumentos de percussão, como bombo e tarol, junto de instrumentos de sopro como o trombone, que são guiados pelo canto do Mestre de Apito.
A tradição é muito comum no período do carnaval, quando a população local se reúne em diversos encontros de maracatu.
Por meio de documentos e conteúdos audiovisuais, ‘Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais’ se imerge no mundo desta expressão cultural, em seu aspecto religioso e como ele influenciou músicos como Gilberto Gil e Chico Science. Toda a exposição foi ambientada na Zona da Mata pernambucana, para imergir o público neste universo.
Um documentário inédito, produzido para a mostra, demonstra ao público como são os preparativos e a festa do maracatu rural. Ademais, sessenta fotografias de diferentes profissionais do Pernambuco ilustram como é a manifestação em sua terra, trazendo a cultura do estado nordestino para a capital.