Nessa terça, dia 14, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) deu início à sua programação de 2023. Isso porque a exposição ‘Ianelli 100 anos: o artista essencial’, que celebra o centenário do artista, acaba de abrir ao público.
A mostra está em cartaz até 14 de maio e pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 12,50 (meia-entrada), mas aos domingos a entrada é gratuita.
Retrospectiva Arcangelo Ianelli
‘Ianelli 100 anos: o artista essencial’ apresenta um panorama da extensa obra pictórica e escultórica do artista. Além disso, traz para o MAM a intimidade de seu ateliê, com objetos e referências de seu espaço de trabalho.
No espaço, o público pode admirar pinturas e esculturas de Arcangelo Ianelli, que se espalham em oito núcleos. Porém, esses dividem-se de forma dinâmica, e não cronológica:
A exposição estabelece um percurso que se inicia com a produção dos anos 1970, retrograda até 1950 e volta traçando o percurso de 1960 a 2000.”
A mostra reúne obras do acervo do MAM e, também, de instituições como Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Brasileira da FAAP e MASP, além de coleções particulares e de empresas como Santander e Itaú.
Além disso, ‘Ianelli 100 anos: o artista essencial’ mostra a intimidade do ateliê de Ianelli por meio de três maquetes com objetos usados em vida pelo artista. Por exemplo, pincéis, cavaletes, pigmentos, livros referenciais, entre outras peças que compunham o seu ambiente de trabalho.
Cauê Alves, curador-chefe do MAM, comenta:
As novas gerações tiveram pouco contato com o trabalho de Arcangelo Ianelli, que possui uma produção em desenho, pintura e escultura fundamental para a compreensão da arte brasileira no século XX.”
Então, que tal adicionar esse passeio cultural na sua lista e descobrir esse artista que dedicou sua pesquisa à busca pela essência da cor e da luz?