×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Bem-estar & Natureza Notícias

Maior superlua do ano acontece nesta quarta

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

eclipse e superlua

A lua estará ainda mais perto da Terra, brilhando ainda mais do que a Superlua rosa de abril.

Nessa quarta, dia 26, o céu será iluminado por dois fenômenos: um eclipse lunar total e a maior superlua de 2021. O eclipse total deve durar cerca de 15 minutos, mas não poderá ser visto daqui. Já a Superlua das Flores será vista em todo o Brasil, um fenômeno que nos permite ver este satélite em seu máximo esplendor.

Este será o primeiro de quatro eclipses em 2021. Mas, se assistir o eclipse não vai ser possível para os paulistanos, a superlua poderá ser vista por observadores de todo o mundo.

O que é uma Superlua?

Mas o que exatamente é uma superlua? Este fenômeno se deve à proximidade da lua cheia com a Terra, em uma aproximação conhecida como perigeu. A superlua está a 90% do perigeu, sua maior aproximação com o nosso planeta.

Neste período, a Lua é 14% maior e 30% mais brilhante. Em outras palavras, é uma lua cheia que ocorre quando o satélite está no ponto mais próximo em sua órbita da Terra.

De acordo com a NASA , o nome da ‘Lua das Flores’ surgiu na década de 1930, quando o Maine Farmers Almanac publicou nomes que os nativos norte-americanos utilizavam. A lua cheia desta semana tem este nome pois ocorre quando as flores aparecem na primavera do hemisfério norte.

+ 20 fotos do nosso planeta, com curadoria da National Geographic