
O maior grafite do mundo está no Brasil, a apenas 40 quilômetros de São Paulo. Intitulada “Cacau”, a obra de arte chama a atenção de quem passa por perto — ou nem tão perto, afinal é tão grande que pode ser vista de (muito) longe. São quase seis mil metros quadrados de arte, colocando São Paulo no centro do muralismo mundial.
Com 200 metros de largura e 30 de altura, “Cacau” é uma obra grandiosa, mas não apenas pelo seu tamanho. O grafite, que retrata o processo de colheita artesanal do cacau na Amazônia, se destaca pela explosão de cores e dá mais vida a uma importante rodovia da Grande São Paulo. Você sabe qual é?
Maior grafite do mundo está em Itapevi
O grafite de Eduardo Kobra está às margens da rodovia Castelo Branco, no km 35. Ele mostra um homem indígena navegando por um rio de chocolate, com dezenas de cacaus em sua canoa. O paredão, com 5742 metros quadrados, também simula a textura de uma barra de chocolate.
Essa “overdose chocólatra” se explica pelo fato de que o mural está na Fábrica da Cacau Show de Itapevi, a maior da marca. Assim, a empresa escolheu Kobra para embelezar a construção, que abriga não só a produção, mas também uma mega loja e parque temático.
O maior grafite do mundo demandou dois meses de trabalho, assim como 3200 latas de spray e 1400 litros de tinta.
Eduardo Kobra já era recordista mundial
Antes mesmo de pensar sobre o “Cacau”, Eduardo Kobra já era o artista com o maior grafite do mundo. Ele havia entrado para o Guiness World Records em 2016, com o mural “Etnias”, no Rio de Janeiro. Com 2600 metros quadrados, a obra retrata povos indígenas dos cinco continentes, em homenagem às Olimpíadas que ocorreram por lá naquele ano.
Assim, ao finalizar “Cacau”, Kobra não bateu apenas um recorde mundial, mas também pessoal. Uma prova de seu pioneirismo na arte urbana brasileira e internacional, que o transformou em um dos artistas mais aclamados dos dias atuais.