×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

MAC USP: arte contemporânea bem em frente ao Ibirapuera

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

MAC USP

Museu de Arte Contemporânea tem acervo com mais de 10 mil peças.

Além de um ótimo lugar para correr, pegar um sol, fazer amizades e paquerar, o Parque do Ibirapuera tem em seus entornos muitas opções para exercitar a mente e o senso crítico. Uma delas é o enorme Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que contém acervo com obras de Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Emiliano Di Cavalcanti.

+ 10 espaços para visitar de graça em SP

Histórico

A criação da instituição data de 1963, quando o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo passou para as mãos da USP. A coleção era composta principalmente por peças pertencentes aos mecenas (incentivadores da produção cultural e artística) Ciccilio Matarazzo e Yolanda Penteado, incluindo algumas obras-primas e quadros assinados por artistas renomados. Naquela época, o museu funcionava no terceiro andar do pavilhão onde até hoje acontece a Bienal da São Paulo.

Com um acervo que ficava mais expressivo a cada ano, o MAC recebeu destaque entre as instituições culturais da América do Sul. Ao mesmo tempo, entendeu seu papel como formador de novos profissionais, investindo nas áreas de teoria, história e crítica de arte.

Casa(s) nova(s)

Posteriormente, em 1992, a instituição recebeu “casa própria”: uma sede na Cidade Universitária que, em teoria, seria definitiva para o MAC. Não foi. Em 2012, o museu foi parar no antigo prédio do Detran, bem de frente ao Parque do Ibirapuera. Mais parrudo que seus antecessores, o complexo arquitetônico nasceu da mente de Oscar Niemeyer.

Hoje, o acervo do museu conta com aproximadamente 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, fotografias e objetos. Então vale ficar de olho na agenda institucional de exposições, sempre com novidades. Totalmente gratuitas, as visitas devem ser agendadas pela plataforma.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana

+ Trabalho de hacker? Postagem de memes na conta do MAC USP tem explicação

Cultura