×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

MAC USP: arte contemporânea bem em frente ao Ibirapuera

By Giulia Trecco

MAC USP

Museu de Arte Contemporânea tem acervo com mais de 10 mil peças.

Além de um ótimo lugar para correr, pegar um sol, fazer amizades e paquerar, o Parque do Ibirapuera tem em seus entornos muitas opções para exercitar a mente e o senso crítico. Uma delas é o enorme Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que contém acervo com obras de Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Emiliano Di Cavalcanti.

+ 10 espaços para visitar de graça em SP

Histórico

A criação da instituição data de 1963, quando o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo passou para as mãos da USP. A coleção era composta principalmente por peças pertencentes aos mecenas (incentivadores da produção cultural e artística) Ciccilio Matarazzo e Yolanda Penteado, incluindo algumas obras-primas e quadros assinados por artistas renomados. Naquela época, o museu funcionava no terceiro andar do pavilhão onde até hoje acontece a Bienal da São Paulo.

Com um acervo que ficava mais expressivo a cada ano, o MAC recebeu destaque entre as instituições culturais da América do Sul. Ao mesmo tempo, entendeu seu papel como formador de novos profissionais, investindo nas áreas de teoria, história e crítica de arte.

Casa(s) nova(s)

Posteriormente, em 1992, a instituição recebeu “casa própria”: uma sede na Cidade Universitária que, em teoria, seria definitiva para o MAC. Não foi. Em 2012, o museu foi parar no antigo prédio do Detran, bem de frente ao Parque do Ibirapuera. Mais parrudo que seus antecessores, o complexo arquitetônico nasceu da mente de Oscar Niemeyer.

Publicidade

Hoje, o acervo do museu conta com aproximadamente 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, fotografias e objetos. Então vale ficar de olho na agenda institucional de exposições, sempre com novidades. Totalmente gratuitas, as visitas devem ser agendadas pela plataforma.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana

+ Trabalho de hacker? Postagem de memes na conta do MAC USP tem explicação