×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Notícias

Trabalho de hacker? Postagem de memes na conta do MAC USP tem explicação

By Giulia Trecco

MAC USP memes

Internautas suspeitaram de invasão depois que página da instituição no Instagram foi inundada por memes.

Quem segue o Museu de Arte Contemporânea da USP no Instagram pode ter levado um susto nos últimos dias. Na última quinta, 5, o perfil foi tomado por memes e referências à cultura pop, incluindo fotos da estrela pop Britney Spears, do Pennywise de Tim Roth e da vilã televisiva Nazaré Tedesco. O movimento suspeito continuou com letreiro de “MANDA NUDES” e foto de um rapaz seminu, posteriormente censurada pela rede social.

As novas publicações destoavam do conteúdo majoritariamente “sério” que era postado na página até então. Por conta disso, seguidores rápidos no gatilho cravaram: tudo aquilo era obra de um hacker, cujo objetivo era causar rebuliço.

Todos os posts, no entanto, foram planejados pela instituição e criados pelo artista paulista Gustavo Von Ha. À VEJA São Paulo, ele explica que a intervenção pertence à exposição “Lugar Comum”, que seria aberta pelo MAC na última semana de abril, mas acabou adiada para setembro. Mesmo assim, continuou com o combinado, publicando imagens que causariam estranheza proposital no público.

A ideia da ação, segundo Von Ha, é questionar o limite do que é considerado arte. Afinal, onde um quadro da Grávida de Taubaté se encaixaria dentro do MAC ou de qualquer outro museu pelo mundo? E um meme com a cantora Gretchen, a Rainha do Bumbum, é arte? Se não, por quê? “O museu é um lugar de legitimação da arte, o que eu quero é esticar a corda, saber até onde isso vai”, declara o paulista à Veja.

Publicidade

Vem aí?

Von Ha já tem um espaço garantido na mostra, quando a mesma estrear em setembro. Por lá, um QR Code levará o público à intervenção feita por ele no Instagram. Acompanhe a programação do MAC USP pelo site oficial da instituição.

E para finalizar, uma frase de Tati Quebra Barraco: quem gostou, bate palma; quem não gostou, paciência!

+ IMS Paulista reabre as portas com exposição inédita

Foto de capa: Reprodução/Instagram MAC USP