Após a Barra Funda ser eleita um dos bairros mais descolados do mundo, chegou a vez de a Liberdade se destacar na mídia internacional. A região mais asiática de São Paulo acaba de entrar no seleto ranking “Best in Travel Destinations“, da Lonely Planet, que elege os melhores destinos para visitar em 2026. É o único representante brasileiro na lista.
Liberdade está entre os melhores destinos para se conhecer
A Lonely Planet, que pertence à BBC Internacional, é a maior editora de guias de viagem do mundo. A cada ano, seu renomado ranking de destinos inspira viajantes do mundo inteiro, recomendando atrações de cultura, natureza e gastronomia em países como Itália, Peru, México, Austrália e Coreia do Sul.
Segundo o Best in Travel Destinations 2026, o bairro da Liberdade é a melhor opção para quem busca uma mescla de cultura e gastronomia. A publicação menciona a tradicional Feira da Liberdade e o Templo Lohan como atrações imperdíveis, e afirma que o bairro reúne alguns dos melhores mercadinhos de São Paulo.

Guia “Best in Travel” relembra origens negras da Liberdade
Que a Liberdade é a região mais asiática de São Paulo, ninguém pode negar. Mas poucos sabem que as origens do bairro também estão ligadas à cultura afro-brasileira. Muito antes da chegada dos imigrantes japoneses, a região tinha uma grande ocupação de pessoas negras, fato que, com o tempo, acabou caindo no esquecimento.
Embora muitos turistas (e até alguns paulistanos) não saibam disso, o ranking Best in Travel Destinations está ciente e repassou a informação para os próximos visitantes de São Paulo. Além de atrações que remetem à história da comunidade nipo-brasileira, o guia recomenda também uma visita à Capela dos Aflitos para conhecer suas origens afro-brasileiras e testemunhar as memórias de um passado difícil.
