×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Instalação ‘Noite Longa’ está em cartaz no octógono da Pinacoteca

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

noites longas exposição pinacoteca

Obra de André Komatsu conversa com a ideia de restrições e controle e pode ser vista na Pina até o começo de novembro.

A Pinacoteca de São Paulo apresenta a instalação inédita do artista André Komatsu no espaço central do museu – o Octógono. A instalação Noite Longa poderá ser vista até 8 de novembro. As relações de poder e os conflitos sociais permeiam os trabalhos de Komatsu. Nesta obra que estará na Pina, o artista dialoga com as ideias de controle, possibilidade e restrição.

+ Exposição de Maria Martins reúne esculturas e gravuras da artista no Masp

O piso do Octógono será revestido por placas de ferro, onde estão fixadas 51 lanças de aço de 4 metros de altura. Cada uma das lanças estará posicionada a uma distância de 150 cm, criando uma organização com contornos de ordem e hostilidade, além de caracterizar um espaço controlado em que é impossível se movimentar livremente.

Nas extremidades das lanças, objetos como livros, sacos de terra, moedas empilhadas, papel moeda, folhas de ouro e garrafas de água estarão espetados. O público, que poderá circular entres essas estruturas de maneira ordenada, conseguirá vislumbrar os elementos em seu topo, longe do alcance das mãos. Os itens simbolizam bens que embora devessem ser garantidos enquanto direitos básicos, permanecem inacessíveis para grande parte da população, sobretudo em contextos de crise e agravamento das desigualdades sociais.

Publicidade

Para visitar a instalação e outras exposições em cartaz na Pinacoteca, reserve seu ingresso pelo site.

Cultura O Que Fazer