Holambra é conhecida em todo o Brasil como a “Cidade das Flores”. Localizada a 130 quilômetros de SP, o município de apenas 15 mil habitantes se destaca como o maior produtor florista do país, abastecendo 40% do mercado nacional. Além de ser responsável por 80% das exportações, fazendo envios para a Holanda, os Estados Unidos, o Uruguai e outros países.
O mais curioso é que, em comparação com outras cidades, a ocupação de Holambra é recente. Afinal, seus primeiros moradores se instalaram por lá em 1948. Como uma pequena cidade do interior de São Paulo conseguiu crescer economicamente tão rápido? A resposta está em um fenômeno há muito conhecido no Brasil: a força da imigração.

Como Holambra se tornou a “Cidade das Flores” do Brasil?
Logo após a Segunda Guerra Mundial, o governo da Holanda incentivou parte de sua população a emigrar para outros países. Muitos desses holandeses vieram parar no Brasil, criando uma pequena colônia no interior de São Paulo. Em um primeiro momento, eles tentaram criar gado leiteiro de seu país natal. No entanto, os animais não se adaptaram ao novo lar e acabaram perecendo devido a doenças tropicais.
Mas os imigrantes não desistiram, e apostaram em outro símbolo forte de sua cultura: as flores. Eles começaram, então, a plantar gladíolos, uma das espécies mais produzidas em seu país, que se adaptou ao solo brasileiro. A partir de então, a produção cresceu e nunca mais parou — transformando Holambra no maior polo produtor de flores da América Latina.
O sucesso é tanto que Holambra realiza anualmente a Expoflora, maior feira de flores do continente. O evento surgiu em 1981, com floricultores holandeses que buscavam celebrar suas origens. Atualmente, ela reúne 300 mil visitantes por ano, com exposições de flores e apresentações culturais — mantendo vivo o elo entre a Holanda e a “Cidade das Flores” do Brasil.

Que tipos de flores e plantas estarão em destaque na edição deste ano da Expoflora?
A 42ª edição da Expoflora será em breve, entre 29 de agosto e 28 de setembro de 2025. O tema do ano será “Natureza em movimento”, com atrações que unem consciência ambiental e tecnologia.
Com mais de 300 espécies em exposição, ela vai celebrar a diversidade de flores e plantas ornamentais. Com destaque para espécies clássicas, como lírios, orquídeas, rosas, bromélias e girassóis, além de plantas raras que você poderá levar para casa!
Mas a Expoflora não é apenas sobre flores. A feira também tem atrações para crianças, shows ao vivo, fazendinha, apresentação de danças típicas e gastronomia holandesa. Saiba como participar neste artigo!
