Ruas e avenidas de São Paulo já serviram de pano de fundo em produções nacionais e internacionais. Em alguns casos pode passar despercebido pelo espectador, mas em outros o cenário paulistano faz mesmo parte da trama. Aqui reunimos os filmes, séries e realities shows (e mais!) que foram gravados em São Paulo.
Bruno Mars em São Paulo
Como esquecer a passagem de Bruno Mars pelo Brasil em 2023? Além dos shows feitos em São Paulo, o cantor havaiano criou um vídeo de agradecimento pelas ruas de SP.
Na filmagem, Bruno aparece nos palcos, mas também caminhando por ruas da Zona Oeste da cidade e pelo terraço do Hotel Fasano São Paulo Jardins, que não é acessível aos hóspedes. O vídeo é um dos mais vistos do artista, com quase 60 milhões de reproduções.
Festa do reality show Casamento às Cegas
Após três temporadas do reality show, a Netflix reuniu o elenco de todas as edições em uma festa de comemoração no spin off Casamento às Cegas: Depois do Altar.
O especial aconteceu no bar-restaurante Abaru por Priceless, localizado no rooftop do prédio Alexandre Mackenzie, na região central de São Paulo.
O Lado Bom de Ser Traída
Entre os filmes e séries em São Paulo, está o longa brasileiro O Lado Bom de Ser Traída.
Nele, a protagonista e contadora Babi (Giovanna Lancellotti) marca o primeiro encontro com o charmoso affair e juiz Marco (Leandro Lima) no balcão de um bar misterioso com luzes baixas e portas de aço. O endereço em questão é o SubAstor Bar do Cofre, situado no subsolo do Farol Santander.
Ensaio sobre a cegueira
O longa, baseado no romance de José Saramago, foi dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e conta com a participação de astros de Hollywood, como Julianne Moore e Mark Ruffalo.
Vários pontos de São Paulo, como o Minhocão, aparecem nas cenas da cidade fictícia da trama.
2 Coelhos
Daqueles filmes no maior estilo de ação hollywoodiano, 2 Coelhos tem direção de Afonso Poyart e também é um dos filmes e séries que se passa na cidade de São Paulo.
O lado bom e o lado ruim da cidade aparecem em meio a cenas de explosões, efeitos especiais que simulam quadrinhos e muito mais. Dá para reconhecer muitos lugares no filme, como o Copan, a Praça Roosevelt e ruas da cidade.
Carandiru
Um dos filmes mais sangrentos do cinema nacional e também um clássico dele é do diretor Hector Babenco.
Retrata a história do Massacre do Carandiru, episódio na antiga Casa de Detenção de São Paulo, que ficou conhecida por conta do nome do bairro na Zona Norte da cidade.
O Casamento de Romeu e Julieta
Na lista de filmes e séries em São Paulo, a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras ganha ar de comédia no longa de Bruno Barreto.
Romeu é um corintiano roxo, enquanto Julieta já foi até musa do Palmeiras. Enquanto vivem esse romance “proibido” passam pelo Allianz Parque e Pacaembu.
As melhores coisas do mundo
A diretora do filme, Laís Bodanzky, já é conhecida por mostrar nas telas as ruas de São Paulo.
Nesse filme, adolescentes da classe média paulistana passam por momentos de diversão e também sérios, comuns nessa fase da vida. Diversos bairros da Zona Oeste aparecem nas cenas, como a Praça do Pôr-do-sol.
O Cheiro do Ralo
O personagem de Selton Mello, Lourenço, é dono de um antiquário que fica no tradicional bairro da Mooca.
As expressões paulistanas preenchem boa parte do filme, que é muito mais baseado nos diálogos do que em ação. O “boteco” que o personagem frequenta também é a cara do centro da cidade.
Sense8
Foi a primeira gravação de grande porte da Netflix na cidade.
Algumas das cenas do episódio final da série usaram a Parada do Orgulho LGBT, que acontece anualmente na Avenida Paulista, como cenário.
3%
A primeira série original brasileira da Netflix também foi rodada em São Paulo.
As cenas foram filmadas na Arena Corinthians, por conta do design futurista do prédio, que combina com o futuro pós-apocalíptico da trama.
Black Mirror
No episódio ‘Striking Vipers’, da 5ª temporada da série da Netflix, estão alguns lugares famosos de São Paulo, com cenas no Viaduto Santa Ifigênia e no edifício Copan.
Sintonia
Dirigida por KondZilla, conhecido diretor de videoclipes de funk, a série conta a história de três jovens moradores da mesma favela em São Paulo. Mostra através da interconexão da religião, tráfico e música, a vida nas comunidades.
Conquest
Em 2019, a cidade recebeu a equipe de Conquest, série produzida pelo ator Keanu Reeves. O fechamento da Avenida Paulista com os atores e pela equipe de gravação causou alvoroço.
Outros pontos da cidade, como Vale do Anhangabaú, o Memorial da América Latina e a Praça Pedro Lessa, também aparecem na trama.