Entre os dias 12 e 15 de setembro, o o Parque da Água Branca se transforma em um verdadeiro palco da cultura paulista. Isso porque, o festival Revelando SP está de volta à capital paulista para celebrar a edição de 2024.
Nestes quatro dias de festa, das 10h às 22h, 142 participantes – sendo 20 de artesanato, 44 de culinária e os demais com manifestações artísticas -, de 88 municípios, se apresentam. Ou seja, pode esperar por um grande evento com valorização da cultura tradicional paulista, por meio de manifestações culturais, de artesanato e de culinária.
Programação deste ano
Entre as expressões artísticas do estado de São Paulo, acontecem apresentações de: congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.
Além disso, o Revelando SP conta com shows ao vivo e gratuitos de grandes nomes da música nacional:
- Almir Sater, quinta-feira, 20h30;
- Carolina Soares, sexta-feira, 16h;
- Sapopemba e Ellen Oléria, sábado, 18h;
- Encontro de Tambores, sábado, 19h30;
- Encontro de Congadas, domingo, 12h;
- Os Originais do Samba, domingo, 18h.
Além disso, o público poderá se deliciar com pratos que são a cara de São Paulo. Entre os quitutes, estão diversos preparos à base de milho, banana e amendoim; além de compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, o famoso buraco quente e a curiosa farofa de formiga içá.
Por fim, para quem adora uma feirinha de artesanato, não faltarão opções. Por exemplo, esculturas em pedra, madeira, barro, argila e cerâmica; arte sacra; produtos feitos com cascas de frutas e de ovos; tapetes; bolsas de couro; entalhes; bordados; além de artes das etnias indígenas Tupi, Guarani, Pataxó e Pankararu; e produções de comunidades quilombolas.
A programação completa você confere no site oficial do Revelando SP.
O Revelando SP
O festival conta com mais de 50 edições e 26 anos de história. A festa tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Ou seja, através da culinária tradicional, o artesanato, a música e as manifestações da cultura popular regional apresenta a diversidade que existe no nosso estado.
Além disso, o encontro fomenta a troca de experiências e a articulação entre comunidades de diferentes municípios.