Neste sábado, dia 15, o Museu das Favelas realiza sua 1ª Festa Julina, em uma iniciativa que promete celebrar a cultura e a literatura. O evento marca uma parceria com o projeto Favela Music, de Paraisópolis, e também conta com o lançamento de cinco títulos inéditos de autores periféricos.
A entrada gratuita e acontece das 10h às 17h, oferecendo um dia inteiro de diversão e entretenimento para toda a família. Além disso, o rolê integra a iniciativa “Festa de Favela”, que todo segundo sábado do mês ocupa o museu.
Uma festa julina que une música e literatura
Em sua 1ª Festa Julina, o Museu das Favelas une a tradição da festa popular com a valorização da cultura periférica e o incentivo à leitura.
Isso porque, o evento também será palco do lançamento de cinco títulos inéditos de Márcio Costa, Capitu, Shirley Pereira, Rodrigo Mendonça e Daniel Zóia. Para tal, a instituição selou uma parceria com a Câmara Periférica do Livro – Editora e Selos Editoriais das Periferias de São Paulo.
Durante a festa, que ocorre no jardim do museu, os visitantes desfrutam da programação da Favela Music. Por exemplo, o projeto apresenta o DJ Jota, natural de Belém (PA) com sua seleção musical que abrange desde o funk até o hip-hop; e a cantora Tejane Souza, que animará o público com seu show de piseiro e forró.
Para completar, comidas típicas e um espaço kids garantem a diversão de todas as idades.
Museu das Favelas
No fim de 2022, São Paulo ganhou um novo espaço cultural, o Museu das Favelas. O local escolhido para sede foi o Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado no centro da cidade.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o espaço dedica-se “a preservar a história e a cultura das favelas e periferias de SP, além de dar visibilidade à sua produção artística e criativa“.