O céu de São Paulo será palco de uma experiência astronômica inesquecível! A Extrema Superlua brilhará por todo o Brasil na próxima quarta-feira, 5 de novembro, em um raríssimo espetáculo da natureza. Apenas nesta noite, será possível apreciar a lua cheia em seu maior diâmetro aparente, em um fenômeno raro que só vai se repetir em nove anos.
Portanto, se você nunca viu uma Superlua, vale se planejar para não perder! O evento ocorrerá logo após o pôr do sol e será visível a olho nu, por toda a cidade.

Novembro começa com Superlua em São Paulo
A Extrema Superlua ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, vulgo o ponto de maior proximidade com a Terra. Nessa ocasião, o astro aparenta estar até 14% maior e 30% mais brilhante que o habitual, oferecendo um show natural surpreendente.
Na próxima quarta-feira (5), a Lua atingirá a fase cheia às 10h19 e chegará ao perigeu às 19h16, quando estará a aproximadamente 357 mil quilômetros da Terra. O fenômeno só deve se repetir em 2034, de forma que os entusiastas de astronomia não podem perder a oportunidade.

Onde ver a Extrema Superlua cheia em São Paulo?
Para aproveitar ao máximo a Extrema Superlua, a dica é buscar lugares afastados do centro, com menos prédios e poluição luminosa. No entanto, em se tratando de São Paulo, as duas opções não são tão simples. Assim, você pode aproveitar algum dos parques ou mirantes da cidade para ver a lua em seu perigeu.
Mas fique tranquilo, pois quem não pode sair de casa ou não tem vista para o céu também poderá acompanhar o evento. O Urânia Planetário e Observatório transmitirá o fenômeno ao vivo pelo YouTube, a partir das 18h do dia 5 de novembro. Além de imagens impressionantes do astro, o canal oferecerá também dicas práticas para observar e fotografar a Extrema Superlua.
Aliás, o Urânia Planetário e Observatório realiza lives sobre astronomia todas as terças, às 19h30. É uma opção excelente para aprender mais sobre esse e outros fenômenos do cosmos!
