Já está disponível em São Paulo a mostra ‘Yente – Del Prete. Vida venturosa’, do Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba). Organizada pelo museu argentino em 2022, a exposição tem como foco o casal de artistas Eugenia Crenovich (1905-1990), conhecida como Yente, e Juan Del Prete (1897-1987).
Com curadoria da pesquisadora e curadora-chefe do Malba María Amalia García, as obras ressaltam a sinergia criativa do casal e o vínculo amoroso como uma forma de abordar o fazer artístico.
A mostra estará em cartaz até 18 de fevereiro de 2024, no Instituto Tomie Ohtake (Avenida Faria Lima, 201). A entrada é gratuita. Confira!
Mostra ‘Yente – Del Prete. Vida venturosa’
Durante mais de cinquenta anos, Yente e Juan Del Prete não só compartilharam a vida de casal, mas também trocaram diariamente ideias sobre arte. Realizaram inúmeras exposições individuais e participaram de diferentes coletivas, porém nunca expuseram juntos.
A exposição reúne-os pela primeira vez com uma seleção de mais de 150 obras, entre pinturas, esculturas, tapeçarias, desenhos e livros de artista, abrangendo a ampla gama de suas carreiras, das décadas de 1930 a 1980.
Existem dois elementos constantes na produção do casal: o trânsito entre figuração e abstração, abrangendo diversos estilos e a experimentação marcante de materiais. Na paixão pelo fazer, o casal se apropriou das múltiplas correntes da arte moderna, como cubismo, surrealismo, abstração, expressionismo, através de diversas referências. Usando, sempre, os materiais como meios de experimentação.
Nas palavras da curadora, García:
A transição entre figuração e abstração foi uma constante no casal, abrangendo vários estilos, bem como uma marcada experimentação, tanto com materiais de arte (suportes diversos, têmperas, tintas, tintas a óleo trabalhadas com pincel e espátula; extensos empastamentos e gotejamentos), bem como com uma vasta gama de elementos de bricolagem e materiais descartados.
[Os artistas], na sua paixão irreprimível pelo fazer, apropriaram-se do cânone da arte moderna através de diversas referências, correntes e representações”, destaca a curadora.
As peças expostas são provenientes principalmente da Coleção Yente – Del Prete, dirigida por Liliana Crenovich (sobrinha da artista). Assim como importantes coleções privadas e públicas argentinas, como o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires e a Coleção Amalita, entre outros.
Se você é entusiasta de arte latino-americana, portanto, não pode deixar de conhecer!