Após reunir mais de oito mil visitantes em Curitiba, chega a São Paulo exposição ‘Hiper-realismo no Brasil’, de Giovani Caramello. Famoso pela expressividade de seus trabalhos, o artista plástico selecionou, junto do curador Ícaro Ferraz Vidal Júnior, dez impressionantes obras que retratam sua carreira, com materialidades e linguagens diversas.
A exposição ficará na CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) até dia 18 de fevereiro de 2024. A visitação é gratuita e ocorre de terça a sábado das 10h às 20h, e aos domingos e feriados das 10h às 19h. Confira!
Sobre a exposição ‘Hiper-realismo no Brasil’
Giovani Caramello é um dos mais importantes nomes do hiper-realismo no Brasil. Nesta exposição, inédita em São Paulo, Giovani reúne esculturas em silicone — que reproduzem, com impressionante precisão de detalhes, figuras humanas altamente expressivas — e peças mais recentes produzidas em bronze.
Para o curador, Ícaro Ferraz Vidal Júnior, a obra de Caramello desloca o hiper-realismo do lugar de espetáculo, cujo fim está na questão de como foi feito, e agrega a ideia de que nós próprios somos construções.
Ele nos apresenta, com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, uma série de imagens e personagens que nos fazem pensar nessa fragilidade do humano e da impermanência da vida. É um paradoxo que essas figuras frágeis sejam criadas e produzidas por uma mão humana”, afirma.
Sobre o artista
Autodidata, Giovani Caramello iniciou sua carreira com modelagem 3D e buscou a escultura como forma de aperfeiçoar a técnica, despertando, então, o interesse pelo realismo.
Em 2013 comecei trabalhando como artista digital, e comecei com o interesse pela escultura tradicional, feita à mão, para me ajudar no digital. Só que quando comecei esse estudo eu me apaixonei pela escultura e mudei de área”, conta ele.
Ele lembra que no início fez aulas de modelagem com o escultor Cícero D’Ávila, trabalhou como escultor comercial e, pouco tempo depois, começou sua obra autoral com o hiper-realismo.