O artista mexicano Bosco Sodi tem sua primeira mostra em um museu brasileiro! Conhecido mundialmente por utilizar materiais naturais e técnicas ancestrais em suas obras, Sodi traz para São Paulo cerca de vinte trabalhos, dentre eles esculturas, instalações e pinturas que questionam o passado colonial das Américas e a história de nosso continente.
A exposição fica em cartaz até 19 de maio, na Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 – Bela Vista). A visitação é gratuita e ocorre de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30. Confira!
‘Rock and Roll – Bosco Sodi e os objetos de interesse’
Bosco Sodi nasceu em 1970, na Cidade do México, e transita hoje entre a capital mexicana e Nova York. Seus trabalhos exploram a simplicidade de materias de origem natural, como madeira, terra e serragem, criando obras únicas e irreproduzíveis.
Um ponto central de seu trabalho é sua ancestralidade nativo-latinoamericana, e a crítica ao colonialismo vivido nas Américas. Para isso, o artista utiliza elementos que representem os objetos de interesse da exploração colonial, que geraram sangrentos combates nas terras latinas. Como café, açúcar, ouro, tabaco e até mesmo sangue e sal.
Uma de suas instalações, por exemplo, traz esferas de argila agrupadas que remetem à resistência das culturas nativas e seus conhecimentos ancestrais durante a colonização. O artista moldou cada uma das argilas de ‘The stars are alive’ (2021-2024) à mão, assumindo as nuances e imperfeições do processos sofridos pela obra.
O conceito do “rock and roll” surge na mostra como uma forma de questionar os instrumentos de colonização atuais. Isso porque, para o artista, o gênero é ao mesmo tempo libertador e um instrumento colonizador dos novos tempo, e ele demosntra essa dualidade ao nomear todas as obras com títulos de canções de rock norte-americanas.
‘Rock and Roll – Bosco Sodi e os objetos de interesse’ tem curadoria de Marcello Dantas, e já está de graça no Instituto Moreira Salles de São Paulo. As instalações são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Para mais informações, visite o site da Casa das Rosas.