Já está disponível a nova exposição permanente do Instituto Bardi, com foco em arte popular e tecidos de Lina Bo e P. M. Bardi. A mostra reúne objetos de uso doméstico, como ferramentas, bonecos e cerâmicas que traduzem o gosto do casal pelo fazer humano, em especial, do povo brasileiro.
A exposição está na Casa de Vidro (Rua General Almério de Moura, 200) e é fruto de parceria com o CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Os ingressos custam a partir de R$ 29 (meia–entrada). Mais informações por aqui.
Nova exposição permanente do casal Bardi
Em 2022, o ‘Projeto de Conservação e Expografia: Coleção de objetos e tecidos de arte popular de Lina Bo e P. M. Bardi’ foi contemplada em edital público de cultura.
Nesse contexto, os arquitetos Marcelo Ferraz e André Vainer, que integraram a equipe de Lina Bo Bardi, elaboraram um plano de conservação para os armários do vestuário da arquiteta.
Com o projeto, dois armários passaram por transformações a fim de receber a nova exposição permanente na Casa de Vidro. Nele há objetos que já viajaram o mundo para mostras de importantes museus, tendo passado inclusive pela inauguração do MASP na Avenida Paulista, em 1969.
Para o curador do Instituto, Renato Anelli, a exposição permanente reforça um traço importante do casal Bardi, que é gerar conhecimento e compartilhá-lo.
[O projeto] incentiva a preservação da memória cultural do país, contribuindo para ampliar a percepção da arquitetura e do papel do CAU/SP nesse campo”, afirma.