Na semana que antecede o Dia Internacional da Mulher, conheça um dos projetos mais conhecidos da arquiteta.
Considerada um dos marcos da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, e construída entre os anos de 1950 e 1951, na região do Morumbi, na cidade de São Paulo. O lugar escolhido para abrigar o monumento foi um loteamento da Fazenda de Chá Muller Carioba.
Lina e o seu esposo, o também italiano Pietro Maria Bardi, residiram na casa por mais de 40 anos, chegando a naturalizarem-se brasileiros. A residência foi o primeiro projeto da arquiteta em São Paulo e no Brasil e ficou conhecida como Casa de Vidro justamente por conta da grande fachada de vidro, facilmente observada por quem passa pelo local.
Além da arquitetura imponente, o jardim da Casa de Vidro, que ocupa uma área de 7.000 m2, teve boa parte da vegetação plantada pela própria Lina Bo Bardi. A vegetação rasteira da época transformou-se em floresta particular, com trilhas decoradas com pedras e cacos de cerâmica.
A Casa de Vidro constitui espaço de pesquisa e troca de ideias entre pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior. Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, hoje abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi que tem como objetivo promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e arte popular.
Por conta da pandemia de Covid-19, as visitas à sede do Instituto Bardi, a icônica Casa de Vidro, acontecem de quarta à sexta, em três horários: 10h30, 13h e 15h, com limite de 10 pessoas por visita.
+ Casa Modernista da Rua Santa Cruz: a primeira casa modernista do Brasil
Onde: Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi
Foto de capa: Divulgação/Instituto Bardi