Exposição ‘Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência’ estreia neste sábado
A mostra gratuita apresenta um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo.
TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER
A mostra gratuita apresenta um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo.
O Memorial da Resistência de São Paulo inaugura neste sábado, dia 4, a exposição gratuita ‘Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência’. Sob curadoria do sociólogo e escritor Mário Augusto Medeiros da Silva, a mostra oferece um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado.
O Memorial transforma o espaço do museu em um lugar de leitura e referência para abrigar uma extensa pesquisa que reúne mais de 450 materiais, entre documentos, fotografias, jornais e cartazes. Além de manifestos e manifestações artísticas as lutas lideradas pela população negra brasileira. Afinal, é esta a principal contestadora da repressão e da violação de direitos humanos cometidas na história do nosso país.
As experiências coletivas no estado são abordadas em oito eixos:
A exposição conta com a presença de obras dos fotógrafos Jesus Carlos, Mariana Ser, Monica Cardim e Tiago Alexandre. Também, com a participação dos artistas Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Soberana Ziza e Wagner Celestino.
Além disso, a mostra contou com organizações e coletivos convidados, como a Coalização Negra por Direitos e o Ilú Obá De Min, e parceria com os arquivos e acervos de cultura negra.
Esta exposição é um convite para seguirmos os fios tecidos por mulheres e homens negros em torno de suas memórias e fabulações por um futuro.