×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Japan House: nova exposição explora o universo da caligrafia japonesa

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

japan house expo

Em exibição até o fim deste mês, a mostra apresenta o trabalho da artista Shoko Kanazawa.

A Japan House São Paulo apresenta até o dia 28 de fevereiro a exposição gratuita e inédita ‘DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa’. A mostra apresenta o conceito do Shodō, a caligrafia, uma manifestação poética e filosófica extremamente conhecida e popular no Japão. Na mostra serão exibidas obras de Shoko Kanazawa, que utiliza técnicas e saberes milenares e os atualiza, trazendo seus conceitos para a contemporaneidade.

Os trabalhos da artista desvendam e retratam a filosofia do Shodō (書道) que significa, em japonês, o caminho da escrita. Sendo que ‘Shō’ exprime o ato de representar letras e palavras com métodos e formas variadas. Este trabalho visa dar vazão às emoções através da escrita e é uma arte e disciplina ensinada às crianças japonesas durante a educação primária.

Na exposição instalada no piso térreo da Japan House São Paulo serão exibidas 11 obras da artista. Dez pergaminhos e um biombo, muitos deles de grande escala com até dois metros de comprimento, que fazem parte do repertório de trabalhos de Kanazawa, que pratica, sobretudo a caligrafia performática, fazendo uso de grandes pincéis que demandam um envolvimento direto de todo seu corpo na aplicação da tinta sumi sobre o papel.

Publicidade

Veja também: Pinacoteca prorroga exposição da dupla OSGEMEOS

Foto de capa: Japan House São Paulo