Se você passou pela Avenida Paulista recentemente, deve ter reparado que a via se tornou uma espécie de museu a céu aberto. Isso porque já está em cartaz uma nova edição da ‘Exposição da Paulista’, iniciativa que expõe obras gratuitamente para todo o povo paulistano, bem na ciclovia desta importante artéria da cidade.
Desta vez, o tema proposto é ‘Trabalho e Luta’, trazendo quinze enormes painéis que discutem a história dos direitos trabalhistas no Brasil e no mundo. Confira a seguir!
‘Exposição da Paulista’ chega à sua 10ª edição, sob o tema ‘Trabalho e Luta’
No total, a ciclovia da Paulista receberá trinta painéis de dois artistas visuais. Primeiramente do pernambucano radicado em SP, Derlon, cujo trabalho remonta à fotopintura e aos cordéis nordestinos, com traços que valorizam a cultura tradicional brasileira. Segundo o artista, ‘Exposição da Paulista – Trabalho e Luta’ reúne uma série na qual ele vem trabalhando há dois anos, que resgata o início de sua trajetória na arte.
E então, a mostra revela também as obras do paulistano Marcelo Cipis, que reúne pintura, colagem, desenho e esculturas para o seu fazer artístico. O artista, que além disso é arquiteto, afirma que a mostra abrange “uma das minhas paixões, que é o cartaz na rua, algo que pode trazer beleza e alegria à cidade”.
As obras abordam quinze temas relacionados ao direito dos trabalhadores, como jornada de trabalho, trabalho feminino e fim do trabalho escravo. Os painéis estarão disponíveis para o público 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma totalmente gratuita.