Está em cartaz a exposição ‘As Vidas da Natureza-Morta’, que destaca a sensibilidade e expressão possíveis ao se representar objetos inanimados. A mostra segue disponível até 1º de setembro, no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo (Parque do Ibirapuera). Os ingressos custam a partir de R$ 7,50 e estão disponíveis pelo site do museu. Confira!
Reunindo mais de trezentas obras de artistas brasileiros e estrangeiros, a mostra traça um panorama da arte contemporânea atual, no tema de natureza-morta especificamente.
Para o curador Claudinei Roberto da Silva, o objetivo é apresentar a relação entre “estética, política e vida cotidiana” presentes no gênero natureza-morta, que se faz presente na arte ocidental há, no mínimo, quatrocentos anos.
Ao todo, ‘As Vidas da Natureza-Morta’ reúne o trabalho de 61 artistas, dentre eles acadêmicos e populares, modernos e contemporâneos. Por exemplo Estevão Silva, artista carioca do século 19. Primeiro pintor negro a ganhar destaque na Academia Imperial de Belas Artes, Silva é um dos maiores nomes brasileiros no que diz respeito à natureza morta.