Confira também duas dicas para aprender mais sobre as lendas nacionais.
O dia 22 de agosto é extremamente especial para a cultura brasileira. É nesta data que celebramos o Dia do Folclore, uma lembrança à ocasião na qual a palavra “folclore” foi usada pela primeira vez.
+ 13 dos melhores filmes nacionais das últimas décadas
Isso aconteceu lá em 1846, também em 22 de agosto, quando o pesquisador britânico William John Thoms decidiu juntar folk (“povo”, em inglês) e lore (que significa “conhecimento”) para explicar uma tese. Assim, acabou criando um neologismo cujo significado é “conhecimento do povo”.
A data foi instituída oficialmente em 1965, através de decreto aprovado pelo Congresso Nacional. Assim, a comemoração se tornou extremamente importante para a preservação e disseminação da cultura e mitologia brasileiras principalmente às gerações mais novas.
Como conhecer mais sobre o folclore do Brasil?
Nas livrarias da vida (tanto físicas quanto digitais) não é difícil encontrar várias publicações diferentes sobre o tema. Algumas delas são “Turma da Mônica: Lendas Brasileiras”, por Maurício de Sousa, e “Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro”, escrita por Januária Cristina Alvez.
Além dos livros, há uma ótima opção para se familiarizar com as lendas nacionais na Netflix. Trata-se da série “Cidade Invisível”, estrelada pelo ator paulistano Marco Pigossi.
Ele interpreta um policial ambiental recém-viúvo que se embrenha em um mundo de entidades mitológicas do folclore brasileiro enquanto busca respostas para a morte da esposa.