
Você sabia que o bairro tem sua própria orquestra sinfônica?
Você conhece Cidade Nova Heliópolis? Localizado na zona sudeste, no Distrito do Sacomã, o bairro é mais conhecido como Heliópolis e está cheio de histórias para contar. Confira alguns fatos e curiosidades sobre ele.
+ 11 lugares imperdíveis na Zona Sul
Gigantesca
Com área de quase um milhão de metros quadrados e 200 mil habitantes, é a maior favela de São Paulo e uma das mais extensas da América Latina.
Origem com dedo da Prefeitura
A comunidade começou a se formar no início dos anos 1970. Na época, a Prefeitura de São Paulo removeu 153 famílias das favelas de Vila Prudente e Vergueiro e as realocou em alojamentos de Heliópolis.
Posteriormente, as moradias provisórias se tornaram permanentes, e outros núcleos começaram a chegar e ocupar o território
Nome traz referência às crenças gregas
A palavra “heliópolis” vem do grego “hélios” (sol) e “pólis” (cidade). Sendo assim, é a própria Cidade do Sol.
A Heliópolis original fica no Egito, a aproximadamente dez quilômetros de Cairo. De acordo com a mitologia grega, a cidade foi formada pelo filho de Hélio, que era a própria personificação do sol.
Virou bairro em 2006
Somente em 2006 a favela conseguiu o reconhecimento como bairro. Assim, foi devidamente rebatizada, ganhando o nome de Cidade Nova Heliópolis.
Tem uma rádio comunitária
Na ativa desde 1997, a Rádio Comunitária Heliópolis ocupa o dial 87.5 FM. Além da programação musical bastante eclética, a rádio ainda veicula informações de relevância aos ouvintes. Ouça pelo site.
Possui sua própria orquestra
Motivo de orgulho para a comunidade, a Orquestra Sinfônica Heliópolis é regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky, um dos maiores da atualidade. Reconhecido internacionalmente por sua qualidade artística, o grupo foi a primeira orquestra no mundo a surgir de uma favela.