Uma enorme cratera vem preocupando os moradores de Lupércio, cidade de 4 mil habitantes a 450 quilômetros da capital. A erosão no solo, tecnicamente chamada de voçoroca, está próxima a uma área residencial e avança cada vez mais, para o temor dos habitantes e das autoridades.
Segundo a Prefeitura de Lupércio, a erosão está em uma propriedade privada rural e já existe desde 2007. No entanto, nos últimos meses, fortes chuvas fizeram com que a cratera aumentasse consideravelmente e avançasse em direção às ruas da cidade. Confira a seguir:
Cratera no interior de SP aflinge moradores
Atualmente, a voçoroca em Lupércio mede cerca de 300 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de profundidade, já sendo visível em imagens por satélite.
A vistoria da Defesa Civil constatou que a cratera surgiu por uma falha nas galerias pluviais, o sistema subterrâneo de escoamento de águas das chuvas captadas pelas “bocas de lobo”. Em razão do problema, a água infiltra no solo e causa a erosão, que já está em estado avançado.
Uma apuração do G1 constatou que a voçoroca está a apenas cinco metros da avenida Santo Inácio, a mais importante da cidade. No entanto, nenhuma moradia se encontra em situação de risco até então, e a Defesa Civil diz que ainda não é necessário evacuar os moradores.
O município estima que a recuperação da voçoroca custaria aproximadamente R$ 3 milhões, valor que a Prefeitura considera inviável sem auxílio estadual ou federal.
Por enquanto, o governo municipal busca desapropriar a propriedade para conseguir intervir com as obras cabíveis, mas a decisão ainda não foi dada na justiça.