×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

4 coretos que resistem no centro de São Paulo

By Giulia Trecco

coretos em são paulo

Muito comuns no passado e em cidades do interior, poucos sobraram em São Paulo; conheça alguns deles.

Quem nunca visitou uma pequena do cidade do interior onde o centrinho era uma praça com um coreto em seu centro? Esses locais cheios de histórias de quem vive por lá também existiam na capital. Apesar de muitas vezes nos esquecermos disso, São Paulo nem sempre foi essa cidade moderna e cheia de prédios. Haviam coretos em São Paulo e alguns ainda resistem.

Os paulistanos de antigamente também se reuniam ao redor dos coretos para assistir à banda da cidade tocar. Além disso, os coretos ficaram na nossa memória através das histórias das nossas avós. Lembra do namoro de antigamente? As moças e os rapazes das cidades caminhavam ao redor do coreto, em sentidos contrários, numa espécie de flerte.

Veja também: 8 igrejas históricas para visitar em São Paulo

Hoje, poucos coretos restaram por aqui. Mas podemos mudar o nosso olhar e criar novos significados para esses espaços que guardam mais de 100 anos de história. Conheça alguns dos coretos que ainda existem em São Paulo.

Coreto da BM&F Bovespa

Localizado na Praça Antônio Prado, foi restaurado em uma parceria entre a prefeitura e a Bolsa de Valores e, por isso, recebeu esse nome. Além do coreto, foram restauradas cabines de telefone e de engraxar, todos construídos antes de 1890. A praça é uma verdadeira viagem no tempo para quem passa por lá.

Onde: Praça Antônio Prado – Centro

coreto da bovespa
Reprodução/Minube

Coreto da República

Coreto de 1897, tombado como patrimônio histórico, passou por uma restauração que terminou em plena pandemia. O coreto localizado no coração da Praça da República, deve receber atividades culturais, em uma ação da prefeitura para revitalizar o centro.

Onde: Praça da República – República

Publicidade

Coreto-da-Praça-da-República
Maurício Coutinho/Visite Centro de São Paulo

Coreto do Jardim da Luz

Construído em 1880, de acordo com as fontes históricas, o primeiro coreto do Jardim da Luz servia de local para as apresentações das bandas musicais de colônias de imigrantes. Além de ter sido utilizado em bailes tradicionais da época. Hoje em dia, a banda da Guarda Civil Metropolitana se apresenta por lá, como no passado.

Onde: Praça da Luz – Bom Retiro

coreto do jardim da luz
Leorodrez/Wikipedia

Coreto Carmelo Taverna

O coreto histórico do Bixiga foi reconstruído em 2017 com uma vaquinha feita por moradores locais. A estrutura foi inaugurada em 1984 por Walter Taverna, um dos criadores do bolo de aniversário de São Paulo.

Onde: Praça Dom Orione – Bela Vista

Coreto Carmelo Taverna
portaldobixiga/Instagram

Foto de capa: Piotr Guzik