×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Entenda o chamado Cinturão Verde de São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

cinturão verde de São Paulo

Região garante qualidade de vida aos paulistanos.

Você já ouviu falar no Cinturão Verde de São Paulo? Pouco conhecida, a área é a principal responsável pela qualidade de vida de todos os paulistanos e também dos paulistas moradores da Região Metropolitana.

+ 6 lugares para se conectar com a natureza sem sair de São Paulo

Basicamente, a chamada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde (RBCV) é uma área verde de preservação que assegura a autossustentabilidade da capital paulista. Com uma “barreira vegetal”, auxilia na recuperação atmosférica, reduzindo a poluição do ar. Além disso, estabiliza o clima, impedindo o avanço das ilhas de calor às periferias.

O território também abriga e protege uma enorme biodiversidade de espécies, além de ser o lugar onde estão os mananciais que abastecem toda a cidade.

Resposta sustentável

Criado em junho de 1994, o Cinturão Verde foi uma resposta ao sempre constante crescimento de São Paulo. Vale lembrar que a cidade tinha pouco mais de 30 mil habitantes em 1880, e hoje já é lar de 12 milhões de pessoas.

Isso é justificado em um site do Governo do Estado, o qual informa que a ideia por trás de sua fundação era “otimizar a convivência homem-natureza […] pela preservação dos ambientes significativos”.

Coordenada pelo Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, a área é formada por um total de 78 municípios, incluindo parques florestais e cidades da Região Metropolitana como Sorocaba, Suzano, Mogi das Cruzes e Itapetininga.

+ 5 cachoeiras dentro de São Paulo para relaxar sem sair da cidade

Guias Secretos Natureza e Bem-estar