Há milhões de anos, o estado de São Paulo foi lar para diversas espécies de dinossauros. E sabia que, apesar de tanto tempo extintos, ainda é possível conhecer o rastro desses gigantes pelo território paulista? Para isso você pode visitar as diversas cidades jurássicas de SP, que recebem esse nome curioso por guardarem fósseis e outros resquícios dos animais mais emblemáticos da pré-história.
Ou seja, se você tem filhos que sempre sonharam em conhecer os temíveis dinossauros, essa é a chance de fazer um safari jurássico pelo interior. Mas garantimos que a diversão não será apenas para os pequenos! Afinal, as atrações incluem exposições, atividades lúdicas e educativas para todas as idades.
5 cidades jurássicas para ver dinossauros em SP!
Araraquara
Em primeiro lugar, indicaremos um lugar onde você pode seguir os passos dos dinossauros. A cidade de Araraquara possui uma via cuja calçada de pedras de arenito guarda a impressão de pegadas desses animais, que habitaram por lá em tempos remotos. Além disso, o município conta com o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA), com um acervo de fósseis que se tornou conhecido por todo o mundo.
🚘 270 km da capital
Fernandópolis
A grande novidade dentre as cidades jurássicas de SP é Fernandópolis, que acaba de receber um Museu de Paleontologia. O recém-inaugurado espaço, que ocupa a antiga Estação Ferroviária da cidade, expõe mais de 180 fósseis de dinossauros e outros animais que habitaram o noroeste de São Paulo na época pré-histórica. Um dos destaques do acervo vai para o fóssil de um Baurusuchus pachecoi, que habitou nosso estado há mais de 80 milhões de anos.
🚘 565 km da capital
Salto
Para quem não tem muito tempo para viajar, a dica é conhecer o Parque Rocha Moutonnée, em Salto. Lá, os visitantes podem fazer uma trilha até o Território dos Dinossauros, com dois Velociraptores, um Braquiossauro de quase 20 metros de altura e outras réplicas dessas intrigantes criaturas. Além disso, há um vídeo introdutório que explica a origem da terra, praça de alimentação e lojas temáticas, que deixam a experiência educativa, saborosa e divertida.
🚘 103 km da capital
Taubaté
Outro lugar para ver dinossauros em São Paulo é a famosa Taubaté. O Museu de História Natural do município é lar para um esqueleto de Paraphysornis brasiliensis, predador que fazia parte da família das “Aves do Terror”. A ave viveu no Vale do Paraíba há 23 milhões de anos, e atualmente é uma das maiores atrações do local.
🚘 135 km da capital
Uchoa
Esta pequena cidade do interior é uma boa pedida para quem quer paz e tranquilidade, mas também é uma atração imperdível para quem quer ver os antigos dinossauros de São Paulo. O Museu de Paleontologia de Uchoa conta com mais de 700 fósseis, sendo que desses, quatro são de dinossauros. São eles o Titanossauro, um gigante herbívoro; e os carnívoros Megaraptor, Thanos simonattoi e Maniraptor. Todos “antigos moradores” do atual estado de São Paulo, encontrados nas imediações de São José do Rio Preto.
🚘 416 km da capital