Abelhas são insetos pequenos, mas com grande importância para a vida humana, já que são responsáveis por mais de 80% da polinização do planeta Terra. Isto é, sem a participação delas, a maior parte dos alimentos não chegariam na mesa. Pensando nisso, o Parque Ecológico Cidade das Abelhas apresenta o universo das polinizadoras de forma lúdica para as crianças.
Este passeio é perfeito para ensinar os pequenos sobre o papel crucial do inseto no meio ambiente, dar lições sobre cooperatividade, promover momentos de diversão e, claro, provar do mais doce mel! Aprender brincando é a melhor forma de transmitir uma mensagem tão importante como o perigo eminente da extinção das abelhas e a necessidade de preservação das espécies desde já.
Conheça a Cidade das Abelhas
Desde sua abertura, em 1980, o parque temático já ensinou sobre o ciclo de vida das abelhas para mais de um milhão de crianças e faz isso de forma leve, simplificada e criativa para que elas entendam. Por lá, você encontra diversas ativações que explicam o funcionamento de todo esse mecanismo de polinização.
Além da lanchonete Lanchemel e o apiário, a Cidade das Abelhas conta com mais de 10 atrações para o público infantil, elas são:
- Abelha gigante para aprender a anatomia do inseto;
- Duas opções de arvorismo infantil;
- Trilha até as minas de água;
- Casinha da abelhinha;
- Brinquedos temáticos;
- Museu da Apicultura;
- Trilha Abelhossauro;
- Abelha mecatrônica;
- Colmeia de vidro;
- Casa do Mel;
- Labirinto;
- Tobogãs.
A parte mais gostosa do passeio é o momento que os visitantes podem fazer a degustação de diferentes tipos de mel. Nada é por acaso neste parque, já que apicultores do mundo inteiro ajudaram a construir este verdadeiro templo das abelhas.
Os dinossauros também entram na brincadeira!
Um momento surpreendente do passeio é a Trilha Abelhossauro, que revela a vida das abelhas na pré-história, quando ainda haviam dinossauros por aqui, e como elas são resilientes em meio aos cataclismas.
Ao decorrer do trajeto, você encontrará o T-Rex, Velociraptor, Pterossauro e Venenifer. Fazendo um “pulinho” de 100 milhões de anos na linha do tempo, também é possível achar as figuras da onça pintada, tatu, borboleta e bicho preguiça. A trilha apresenta o mundo animal de maneira mágica.
Visite a Cidade das Abelhas!
Se seu filho está aprendendo sobre o meio ambiente na escola, essa é uma oportunidade perfeita para ele ver na prática tudo que foi ensinado na sala de aula.
O Parque Ecológico Cidade das Abelhas está localizado no Km 7 da Estrada da Ressaca, em Embu das Artes, e funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. Os ingressos custam a partir de R$ 29,42 e os proprietários não indicam visitas em dias chuvosos para não atrapalhar a experiência.