Localizado no 28º andar do Farol Santander, o Boteco do 28 é um dos lugares queridinhos em São Paulo. Isso porque resgata a cultura da antiga Paulistânia, seja na culinária, seja na memória de ilustres nomes desse tempo. Entre esses nomes, está o sambista Adoniran Barbosa, que tem exposição fixa no bar e até prato especial no menu. Saiba mais!
Antiga Paulistânia faz parte da formação da identidade cultural da cidade
O cardápio do Boteco do 28, assinado pelo chef Deivid Marques, é de um típico boteco paulistano, mas com resgate da diversidade de regiões importantes para a formação da identidade cultural de São Paulo – como a antiga Paulistânia.
Isso porque a culinária dessa região nasceu da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses, aliados às necessidades de deslocamento pelo grande território que correspondia à Capitania de São Paulo da época.
Por isso, petiscos como torresmo, ovos coloridos, içá, bolinho de costela e coxinha e o tradicional bolovo são uma verdadeira homenagem a experiência gastronômica da cozinha caipira e paulistana.
Adoniran Barbosa tem exposição e prato especial no Boteco do 28
O Boteco do 28 fica localizado no 28º andar do centro cultural Farol Santander. Quem já teve a oportunidade de visitar esse espaço sabe que o prédio histórico do centro de São Paulo oferece várias exposições simultâneas e uma vista única para a cidade.
No entanto, os diferentes espaços dentro do Farol também oferecem experiências únicas, alinhadas com a proposta do edifício icônico.
Assim, o Boteco do 28 reserva algumas surpresas para quem vai conhecer o espaço. Entre elas, uma homenagem especial ao sambista Adoniran Barbosa, nome ilustre da cidade e que fez parte da antiga região da Paulistânia também.
O Boteco do 28 possui uma exposição fixa e acervo oficial no bar, com objetos e fotos do sambista exclusivos do restaurante, como chapéu, gravata e folhetins com seu autógrafo. Além disso, há também uma opção no cardápio que faz homenagem a uma de suas músicas. É a “Marmita do Adoniran”, inspirada na canção “Torresmo à Milanesa”. E sim, com direito a ovo frito, arroz, feijão e torresmo. Uma delícia!