A notícia de que a cidade de São Paulo tem mais ratos do que pessoas surpreendeu muita gente — nem sempre de forma positiva. No entanto, há outro município paulista cuja população humana é superada por uma espécie animal — dessa vez, uma mais querida pela população. Estamos falando de Bastos, uma pequena cidade no centro-oeste paulista que abriga mais galinhas do que pessoas.
Hoje, a população bastense é de 21.500 habitantes. Já as galinhas são mais de 11 milhões, o que significa que há cerca de 510 aves por cada humano. Esse dado curioso se explica pela grande concentração de granjas em Bastos, que correspondem a 20% da produção nacional de ovos.

A Capital Nacional do Ovo está no interior de São Paulo!
Desde sua fundação, em 1928, Bastos tem uma economia predominantemente agrária. Após anos investindo no café e no algodão, na década de 1950, o município se voltou para a produção de ovos, também chamada avicultura de postura, e se tornou referência no mercado nacional.
Fundada por imigrantes japoneses, Bastos concentra 60 granjas, cuja produção pode chegar a até 15 milhões de ovos por dia. Isso se dá pela adoção de técnicas agrícolas japonesas e pelo uso intensivo da tecnologia, que maximiza a produtividade em um município de população reduzida.
Por isso, Bastos recebeu o curioso e merecido título de Capital do Ovo no Brasil. Para se ter uma ideia, uma das praças mais famosas da cidade se chama Praça do Ovo, com luminárias no formato do alimento.

O que fazer em Bastos?
Nem só de ovos vivem os bastenses. O município atrai visitantes pelo título inusitado, claro, mas também por suas atrações culturais. Devido às suas origens japonesas, Bastos conta com diversas atrações que misturam a cultura do Japão e do Brasil.
O Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka, por exemplo, preserva a história da imigração japonesa por meio de fotos e objetos; enquanto o Jardim da Amizade tem uma réplica em miniatura do Monte Fuji. Por fim, o Templo Budista Nambei Honganji oferece uma imersão na espiritualidade oriental, por meio de celebrações e práticas de meditação.
