Olivier Anquier é famoso no Brasil por sua trajetória na gastronomia, na televisão e no empreendedorismo. Agora, o chef franco-brasileiro inaugura uma nova fase de sua jornada: o Arquivo Anquier, espaço cultural no entorno da Praça da República.
A iniciativa transforma memórias e fotografias registradas ao longo dos anos em exposições para o público. Por meio de objetos pessoais, documentos e relatos de viagem, o público poderá conhecer um lado mais íntimo do chef, para além das telas e das cozinhas.
O espaço tem entrada gratuita e promete ser mais um agente de entretenimento e democratização da cultura no Centro de São Paulo. Confira!
A viagem como memória em exposição
A primeira exposição do Arquivo Anquier em São Paulo será “Diário do Olivier: 20 anos descobrindo o Brasil”. O acervo reúne 55 fotografias autorais feitas pelo chef durante duas décadas de viagens para o programa “Diário do Olivier”, no ar no GNT desde 1998.
O público poderá conhecer paisagens, cidades e personagens que cruzaram o caminho do apresentador Brasil afora. Muitos registros capturam lugares fora do roteiro turístico tradicional, oferecendo um mergulho na gastronomia e no cotidiano de pequenas comunidades.

Arquivo Anquier: novo ponto cultural no Centro de São Paulo
Com inauguração prevista para 16 de setembro, o espaço funcionará como um acervo em movimento. A mostra de abertura é apenas o “primeiro arquivo revelado”, dando o pontapé inicial para uma programação completa de exposições e atividades culturais.
Após o encerramento de “Diário do Olivier: 20 anos descobrindo o Brasil”, as fotografias e objetos em exposição irão para um leilão presencial e virtual. Entre os itens está o famoso Fusca verde que acompanhou Olivier Anquier em boa parte de suas viagens pelo país.
Além da importância do veículo na trajetória do chef, parte do lucro da venda irá para a Missão Belém, organização que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade no Centro de São Paulo.
📍 Onde: Praça da República, Centro de São Paulo
📆 Quando: A partir de 16 de setembro de 2026
🕰️ Horário: Quarta a sexta, das 12h às 20h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h
🎟️ Valor: Entrada gratuita
📸 Mais informações: Confira as redes sociais do Arquivo Anquier
