Em abril, fomos surpreendidos com a saída da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, uma sede memorável na história da empresa. O local era um espaço cultural querido por muitos paulistanos e causou comoção quando a varejista Magazine Luiza anunciou a nova posse da área. Agora, diversas lojas do grupo como Netshoes, KaBuM! e Época Cosméticos devem ocupar o que antes era repleto de livros.
Apesar de muitos acharem que era o fim, a livraria acaba de abrir as portas em um novo endereço, tão histórico quanto o seu anterior. Na internet, o casarão construído durante a década de 1920 tem chocado por sua belíssima arquitetura.
Onde fica a nova loja da Livraria Cultura?
Localizada na altura do número 1212 da tradicional Avenida Angélica, o casarão em estilo neocolonial foi tombado em 2013 como patrimônio histórico e, agora, recebe uma nova função: abrigar a Livraria Cultura
A princípio, a residência de 505 m² foi projetado pelo engenheiro Alexandre Ribeiro Marcondes Machado e encomendada pelo médico paulistano Adolpho Schmidt Sarmento para viver com sua esposa, Laura Beatriz de Moura Ribeiro Schmidt, e seus filhos Carlos Adolfo, Lúcia Beatriz e Luis Alberto. O patriarca liderou o setor de otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo até o seu falecimento.
Ao decorrer das décadas, o espaço também foi sede de uma pensão, uma clínica médica e agências bancárias do Bank of Boston e Itaú Personnalité. Agora, o casarão reabre com uma proposta mais cultural.
Casarão da livraria tem estilo neocolonial preservado
Os aspectos arquitetônicos são o que mais chama atenção na nova casa da Livraria Cultura. Seguindo o estilo de 1920, a construção tem uma belíssima fachada simétrica ornamentada com janelas em tom de verde e elementos decorativos em relevo. Além de uma charmosa varanda.
Para a pintura, foram escolhidos tons neutros e suaves, e as portas e batentes são de madeira. Já a parte interna também não perde sua elegância, o teto é decorado com como arabescos e molduras.