‘Macunaíma’, uma das grandes obras-primas da literatura brasileira, virou tema para a mais nova exposição imersiva em São Paulo. Por meio da tecnologia, a mostra cria uma ligação entre o passado e o presente, interagindo com o escritor e os mitos presentes no clássico.
A mostra ficará exposta até 04 de agosto na Casa Mário de Andrade, que acaba de abrir as portas ao público após uma temporada de reformas e melhorias. A entrada é gratuita. Confira!
‘A Origem de Macunaíma’: exposição marca reabertura da Casa Mário de Andrade
Escrito em 1928, ‘Macunaíma’ conta a história do “herói sem nenhum caráter” e se configura como um dos livros mais importantes do modernismo brasileiro. Além disso, segue até hoje como uma referência para compreender a diversidade cultural de nosso país.
A exposição contará com três partes; primeiramente, uma experiência imersiva de realidade virtual. Em seguida, uma mostra sobre as expedições de Koch-Grünberg, etnógrafo alemão que registrou os mitos indígenas que inspiraram a escrita de Macunaíma por Mário de Andrade. E finalmente uma visita virtual pelo Monte Roraima, local considerado sagrado pela comunidade indígena que habita suas redondezas.
Ao todo, três estações de realidade virtual estarão disponíveis para os visitantes, que poderão aproveitar sessões individuais de quinze minutos. Na experiência, será possível conhecer virtualmente o escritório de Mário de Andrade, visitar o Monte Roraima e até mesmo conversar com um pajé, que contará histórias de seu povo. As atividades em VR estão disponíveis para maiores de 12 anos.
Reabertura do museu
Após um tempo fechado para o público, a Casa Mário de Andrade está de portas abertas! A reforma, que custou cerca de R$ 7,7 milhões, fez a reestruturação completa e ampliação do espaço, que ganhou mais dois imóveis que também pertenciam à família do autor.
Uma novidade, é que agora o museu está mais acessível. Isso porque as novas estruturas trazem rampas e elevador, placas em Braille, piso podotátil e banheiros adaptados.